(Thinkstock)
Redatora
Publicado em 19 de maio de 2025 às 12h32.
Por mais preparados e experientes que sejam, até os líderes mais resilientes enfrentam o esgotamento.
A constante exigência por decisões rápidas, jornadas prolongadas e responsabilidades intensas gera um acúmulo de fadiga que pode comprometer diretamente o desempenho. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
Alok Chanani, ex-capitão do Exército dos EUA e hoje CEO da BuildOps, entende como poucos essa realidade.
Com vivência tanto em missões militares quanto à frente de uma empresa voltada à modernização de operações comerciais, ele descreve a fadiga da liderança como uma ameaça silenciosa.
A solução, segundo ele, está fora da sala de reuniões. Literalmente. Chanani começou a nadar no oceano para aliviar a mente — e descobriu ali uma poderosa ferramenta de recalibração cognitiva.
A experiência, respaldada por pesquisas científicas, mostra que a imersão em ambientes naturais, especialmente com estímulos intensos como o frio e o movimento das ondas, favorece a presença total e restaura o foco.
Executivos que adotam pausas estruturadas melhoram a capacidade de inovar e resolver problemas. Características essenciais para manter a liderança diante de desafios constantes.
A prática de Chanani não se limita à natação. Ele defende a importância de “quebrar padrões” e inserir na rotina atividades que forcem a mente a se desconectar das obrigações profissionais.
“As ondas não se importam com seus prazos, suas reuniões ou sua caixa de entrada. Ou você se concentra ou é jogado de um lado para o outro”, diz.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.