Carreira

Esta executiva revela as três habilidades que sempre procura em candidatos a emprego — você as tem?

EY destaca competências comportamentais como chave para liderar na nova era do trabalho

Irmgard Naudin ten Cate, líder global de atração e aquisição de talentos da EY (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Irmgard Naudin ten Cate, líder global de atração e aquisição de talentos da EY (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Publicado em 28 de maio de 2025 às 11h06.

Destacar apenas certificações técnicas pode não ser suficiente. Para Irmgard Naudin ten Cate, líder global de atração e aquisição de talentos da EY — uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo —, as habilidades sociais estão se tornando diferenciais essenciais na seleção de talentos.

Segundo a executiva, três competências comportamentais são especialmente valorizadas, principalmente entre jovens profissionais que ainda constroem sua trajetória técnica: curiosidade, adaptabilidade e influência.

E para quem deseja ocupar cargos de liderança, essas qualidades são indispensáveis. As informações foram retiradas de Business Insider.

1. Curiosidade como motor do aprendizado contínuo

Naudin ten Cate afirma que o aprendizado constante é uma marca de profissionais de destaque. Mais do que diplomas, vale a disposição em adquirir novas habilidades ao longo da jornada.

"É sempre muito importante que você esteja constantemente aprendendo"ela diz

Para lideranças, a curiosidade é uma atitude estratégica. Um gestor curioso questiona o status quo, busca inovação, testa novas abordagens e cria vantagem competitiva a partir do conhecimento.

2. Adaptabilidade como pilar da liderança moderna

A segunda competência destacada é a adaptabilidade.

“Ser capaz de se adaptar às mudanças, sejam elas digitais ou não, em que nos encontramos em diferentes situações, é realmente fundamental”, explica.

"Como dizem, a mudança é o novo normal"reforça a executiva

Líderes adaptáveis conseguem guiar equipes em meio à incerteza, ajustar rotas com agilidade e acolher demandas com equilíbrio emocional.

Eles não apenas reagem às mudanças — eles conduzem a transição com propósito.

3. Influência como capacidade de inspirar e mediar

A terceira habilidade essencial é a influência, entendida como a capacidade de escutar, negociar e construir consensos com empatia e inteligência emocional.

“Muitas vezes pensamos que a negociação é como uma troca comercial, mas a negociação acontece em discussões em que você precisa trabalhar com alguém e transmitir um ponto de vista”, afirma.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

5 profissões para quem se formou em engenharia de produção

Como usar stand-up meetings para agilizar o acompanhamento de projetos

Ele construiu um império verde de US$ 80 milhões com vídeos gravados no quintal de casa

Essa habilidade pode diferenciar bons líderes daqueles que apenas seguem o fluxo do mercado