(Freepik)
Redatora
Publicado em 13 de maio de 2025 às 14h31.
Os impactos da IA sobre o mercado de trabalho podem ser significativos e exigem uma resposta urgente por parte do setor corporativo. As informações foram retiradas de CNBC Make It.
Pedro Uria-Recio, diretor de dados e IA do CIMB Group, foi enfático ao afirmar que a onda de mudanças pode deixar muitos profissionais para trás. Para ele, as empresas devem não apenas qualificar seus funcionários com novas competências digitais, mas também criar novos postos de trabalho.
“Há uma enorme onda de mudanças e, infelizmente, algumas pessoas podem ficar para trás”, afirmou.
Na visão de Tomasz Kurczyk, diretor de tecnologia da informação da Prudential Singapore, a discussão não deve se limitar à proteção de empregos. Para ele, a prioridade deve ser adaptar a natureza do trabalho.
A IA precisa deixar de ser apenas uma ferramenta e passar a ser um elemento central na reestruturação do trabalho.
Além das transformações visíveis no número e tipo de empregos, outro ponto de preocupação é o viés algorítmico.
Empresas que desejam crescer de forma sustentável devem colocar diversidade e equidade no centro da construção de suas soluções tecnológicas.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.