Na era da atenção fragmentada, comentários deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram protagonistas — capazes de derrubar campanhas milionárias ou alavancar marcas em segundos (Freepik)
Redatora
Publicado em 11 de agosto de 2025 às 11h23.
Você já deve ter passado por isso: estar em um site ou uma rede social da marca, encontrar um produto pelo qual se interessou e decidir tirar uma dúvida pelo chat. Os minutos passam e nada. A frustração cresce e, sem paciência, você compra do concorrente.
Quando um consumidor tem essa necessidade, ele não quer só interagir, ele espera ser ouvido, e a velocidade com que essa escuta acontece influencia diretamente a percepção de cuidado e confiabilidade da marca.
Responder rápido mostra que a marca está presente, atenta e preocupada com seu público, quando a resposta vem com dias (ou nunca vem), o sentimento pode ser de frustração ou até desrespeito.
Segundo um relatório da WebCompany, 78% dos consumidores adquirem produtos e serviços de quem der a resposta primeiro. Isso significa que responder não é mais um diferencial.Além da construção de confiança, o tempo de resposta também impacta diretamente a performance dos seus conteúdos. O algoritmo das redes sociais, especialmente o do Instagram, valoriza postagens que geram interações rápidas e contínuas.
Pesquisas da HubSpot mostram que leads contatados nos primeiros cinco minutos têm 21 vezes mais chances de conversão do que após 30 minutos.
Já a Velocify aponta que falar com o lead no primeiro minuto pode aumentar em até 400% a probabilidade de fechar negócio.
Responder rápido e de forma criativa ajuda a manter a conversa fluindo, aumenta a densidade de comentários e sinaliza relevância para a plataforma.E tem mais: social media que responde com consistência ajuda a criar um território de marca acolhedor.
Um ambiente em que os seguidores sabem que serão ouvidos, que suas perguntas não vão se perder no vazio e que suas críticas — quando construtivas — podem até influenciar mudanças.
É aí que o papel do gestor de comunidade (community manager) vai além da “caixinha de respostas prontas”: ele se torna guardião da reputação, termômetro da percepção pública e ponte entre marca e audiência.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.