Se a liderança do passado era sobre estabilidade, a do presente e do futuro é sobre velocidade. (Freepik)
Redatora
Publicado em 20 de maio de 2025 às 11h02.
O uso frequente do “desculpe” virou um reflexo automático, uma forma de mostrar educação ou respeito. Porém, quando o pedido de desculpas não é justificado, o efeito pode ser o oposto: transmitir insegurança e fragilidade.
Lorraine K. Lee, palestrante e CEO da RISE Learning Solutions, tem alertado milhares de profissionais sobre os riscos do uso excessivo dessa palavra. Para ela, pedir desculpas quando não há erro real pode sinalizar, mesmo que de forma sutil, uma ausência de convicção, autoridade e autoconfiança — elementos essenciais para qualquer trajetória de liderança.
“Se você está pedindo desculpas por ocupar espaço em uma reunião, por enviar um e-mail de acompanhamento ou por fazer uma pergunta, você não está sendo educado. Você está se desacreditando preventivamente”, destaca a especialista. As informações foram retiradas de CNBC Make It.
O impacto dessa prática vai além da linguagem. Em situações de fala pública, interações por e-mail ou reuniões corporativas, o “desculpe” indevido pode condicionar quem o usa a se sentir em desvantagem, como se estivesse invadindo um espaço que não lhe pertence.
O resultado é uma comunicação enfraquecida, uma presença menos percebida e uma menor chance de ter ideias levadas a sério.
Profissionais que minimizam sua própria presença tendem a ter menos influência nas decisões importantes..
A primeira recomendação é substituir o pedido de desculpas por expressões de apreciação. Por exemplo:
Outra estratégia envolve o abandono de desculpas em interações neutras. Ao abordar um colega ou superior, por exemplo, é melhor evitar:
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.