Tecnologia da informação: estudantes miram Google como empregador ideal (Foto/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 14 de agosto de 2025 às 14h41.
De ideias a resultados concretos, a inteligência artificial está ajudando marcas e criadores a produzir conteúdos de forma mais rápida e personalizada.
Com algoritmos capazes de gerar textos, imagens e vídeos, é possível explorar novas possibilidades criativas sem depender exclusivamente do trabalho manual, e é aí que entram ferramentas como:
Elas oferecem soluções que combinam rapidez e criatividade, permitindo criar posts, artes, roteiros e até protótipos de campanhas.
Com dados e análises integradas, essas plataformas ajudam a identificar o que funciona melhor com o público, facilitando decisões estratégicas e ajustando conteúdos em tempo real.
O primeiro passo é escolher a ferramenta adequada para o objetivo da sua marca. Enquanto o ChatGPT é ótimo para textos e roteiros, plataformas como DALL·E e MidJourney focam em imagens e artes visuais, e o Runway auxilia na criação e edição de vídeos.
Em seguida, é preciso definir metas claras e acompanhar o desempenho dos conteúdos gerados. Comparar resultados, analisar engajamento e ajustar a estratégia faz toda a diferença para transformar a IA em uma aliada real.
E seu verdadeiro potencial surge quando ela é integrada à equipe criativa, tornando-a um apoio para o time.
Dessa forma, marcas conseguem testar ideias mais rápido, personalizar mensagens para diferentes públicos e acelerar a entrega de campanhas, sem perder a essência da comunicação.
Marcas que já incluíram a inteligência artificial em sua rotina relatam ganhos expressivos em agilidade, inovação e engajamento. É possível criar conteúdos com mais frequência, testar conceitos rapidamente, personalizar ofertas e até inspirar a equipe com novas ideias.
Um bom exemplo é o da Magazine Luiza, que utilizou a influenciadora digital Marisa Maiô em sua campanha de Dia dos Namorados.
A personagem estrelou uma publicidade que viralizou nas redes da marca, misturando humor e carisma ácido, além de trazer naturalidade, resultando em milhões de visualizações e alto engajamento.
No entanto, isso só funcionou porque a marca soube transformar algoritmos e dados em decisões criativas. A inteligência artificial mostra que, mais do que uma tendência, ela é uma oportunidade real para quem deseja se destacar no marketing digital.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.