Carreira

Ferramentas sociais corporativas aumentam produtividade

"Há uma clara demanda por ferramentas sociais corporativas em grandes empresas e PMEs", disse Jon Roskill, da Microsoft


	Essa demanda representa uma oportunidade significativa para os parceiros para comercializar soluções sociais corporativas que facilitem a colaboração e comunicação e permitam às pessoas trabalhar de uma forma que lhes é familiar
 (Cristiano Mariz/EXAME.com)

Essa demanda representa uma oportunidade significativa para os parceiros para comercializar soluções sociais corporativas que facilitem a colaboração e comunicação e permitam às pessoas trabalhar de uma forma que lhes é familiar (Cristiano Mariz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 18h03.

São Paulo - Durante o segundo dia da Worldwide Partner Conference, a Microsoft revelou os resultados de um estudo destacando a demanda existente por parte dos funcionários por ferramentas de redes sociais corporativas em empresas de todos os portes.

De acordo com o estudo, 49% dos funcionários de pequenas e médias e 45% dos funcionários de grandes empresas indicaram que o uso destas tecnologias no local de trabalho tem aumentado a sua produtividade.

Essa demanda representa uma oportunidade significativa para os parceiros para comercializar soluções sociais corporativas que facilitem a colaboração e comunicação e permitam às pessoas trabalhar de uma forma que lhes é familiar.

"Há uma clara demanda por ferramentas sociais corporativas em grandes empresas e PMEs. 39% dos funcionários de PMEs e 36% dos funcionários de grandes empresas disse que seria capaz de fazer o seu trabalho melhor com as ferramentas de colaboração social", disse Jon Roskill, vice-presidente corporativo do grupo global de parceiros da Microsoft.

"Na verdade, a pesquisa revelou que os funcionários desejam tanto a rede social corporativa que estão dispostos a pagar por elas. Isto representa uma enorme oportunidade para os parceiros e estamos empenhados em ajudá-los a aproveitar esse potencial. A Microsoft tem a experiência, as capacidades, visão e discernimento para fazer o futuro de colaboração no local de trabalho uma realidade".

Diferenças no uso entre as PMEs e grandes corporações

Além de usar soluções como intranets e serviços de mensagens instantâneas, as PMEs são mais propensas a utilizar várias ferramentas sociais externas para fins profissionais.

As grandes empresas, por sua vez, tendem a implementar poucas ferramentas sociais, sempre destinado-as a uso interno, tais como intranets ou vídeoconferência.

De acordo com o estudo, enquanto o uso mais frequente por funcionários de ambas as empresasas visa à comunicação com os colegas de trabalho, os que estão em empresas menores costumam usar as ferramentas sociais de modo mais abrangente, para uma ampla gama de tarefas que inclui desde a comunicação com clientes, consumidores e fornecedores até a realização de pesquisas sobre esses públicos e seus concorrentes.

As barreiras mais comuns para a adoção de ferramentas sociais no local de trabalho

Apesar do entusiasmo dos funcionários com ferramentas para redes sociais corporativas, ainda existem algumas barreiras para a adoção desse tipo de solução.

Para ambos os grupos, segurança e perda de produtividade foram identificados como os principais riscos, com 71% das grandes corporações e 60% das PMEs expressando tal preocupação.

"A consumerização da TI mudou a maneira fundamental por meio da qual as empresas se comunicam", afirma Rebecca Sizelove, vice-presidente da Ipsos Public Affairs, responsável pelo estudo. "No entanto, os responsáveis pelas decisões de tecnologia continuam a exigir uma certa quantidade de informação em torno dos benefícios que tais recursos sociais podem oferecer. Com o aumento do apoio organizacional a essas ferramentas, prevemos que a produtividade e a colaboração vão continuar a crescer".

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosInternetMicrosoftprodutividade-no-trabalhoRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Carreira

Cínico, robô, ouvinte ou nerd? Escolha qual personalidade do ChatGPT você quer que te responda

Com ajuda da IA, mulher de 30 anos criou um aplicativo que ajuda solteiros a acharem o amor

Salários de até R$ 96 mil: veja as 12 profissões para quem pensa com lógica

Como um profissional de TI de 48 anos voltou a faturar US$ 900 mil após perder 4 empregos