Carreira

FOCO CONSTANTE

Carlos Henrique Cardoso, de 53 anos, é o gerente do programa World Class Management da Rhodia. Sua missão é implantar os inúmeros programas da empresa nas várias unidades espalhadas pela América Latina. Nesses programas, o gerenciamento do tempo é um fator estratégico. Cardoso tornou-se expert no assunto. Conhece praticamente todos os livros publicados e já […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h33.

Carlos Henrique Cardoso, de 53 anos, é o gerente do programa World Class Management da Rhodia. Sua missão é implantar os inúmeros programas da empresa nas várias unidades espalhadas pela América Latina. Nesses programas, o gerenciamento do tempo é um fator estratégico. Cardoso tornou-se expert no assunto. Conhece praticamente todos os livros publicados e já participou de inúmeros cursos e treinamentos. "Os profissionais que usam mal o tempo deixam-se levar pela aparência da urgência e acabam se preocupando com atividades que não são importantes. Eles se tornam presas fáceis das armadilhas do dia-a-dia", diz.

  • Trabalho como se fosse um helicóptero: eu me afasto do centro da agitação e busco uma visão panorâmica do problema. Isso permite um julgamento mais preciso da situação.
  • Faço um balanço geral da semana numa folha de tamanho A4 e traço a programação para o período seguinte. Eu também uso e abuso dos post-its.
  • Deixo minha programação num lugar visível, geralmente na parede ou em um quadro.
  • Especifico na planilha as pessoas subordinadas a mim e em quais projetos estão envolvidas. Organizo as funções de cada um e as datas finais para a entrega dos trabalhos.
  • Aprendi a dizer não. Você não pode fazer tudo o que lhe pedem.
  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Carreira

    'Jamais saia de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta número 1', diz especialista

    Cinco plataformas de IA pouco conhecidas que estão viralizando fora do país

    Você vai perder seu emprego? Estudo da Indeed mede o impacto da IA em diferentes profissões

    Ciência diz que esta simples pergunta revela a verdadeira personalidade de um candidato a emprego