Carreira

Harvard e UNC são acusadas de racismo contra asiáticos

As universidades de Harvard e da Carolina do Norte em Chapel Hill enfrentam processos na Justiça sob a acusação de racismo contra estudantes de origem asiática


	Formando de Harvard: asiáticos seriam preteridos afirma organização The Project on Fair Representation
 (Getty Images)

Formando de Harvard: asiáticos seriam preteridos afirma organização The Project on Fair Representation (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 10h39.

São Paulo – Os métodos e processos de admissão das universidades americanas de Harvard e da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC) serão investigados pela Justiça federal dos Estados Unidos.

A acusação é de racismo contra estudantes de origem asiática e parte de um grupo recém-formado de estudantes que se sentiram prejudicados pelas políticas de admissão das duas universidades, o Students for Fair Admission (SSFA).

O grupo é representado pela organização sem fins lucrativos The Project on Fair Representation que já deu início a processos na corte federal de Boston, contra Harvard, e na corte de Greensboro, contra a Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

De acordo com a Bloomberg, a organização alega, nos processos judiciais, que os asiáticos competem entre si, e não com todos os outros candidatos, o que limitaria o número de aprovados.

Segundo a reportagem, o grupo compara o sistema de admissão a políticas de cotas raciais usadas por universidades americanas em 1920 e que limitavam o número de candidatos judeus aprovados.

A organização (The Project on Fair Admission) dá a entender que os dois processos são apenas o início de uma série de ações para banir a segregação racial dos processos de admissão das universidades dos Estados Unidos, segundo reportagem da AFP publicada pelo Yahoo.

Porta-vozes de Harvard e da universidade da Carolina do Norte negaram qualquer tipo de irregularidade ou ilegalidade em seus processos de admissão de alunos, segundo informa Bloomberg.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesHarvardRacismoPreconceitos

Mais de Carreira

O que fazer após ser demitido: guia completo para se reerguer

Procura-se: Na Prática abre vagas para aprender com um dos empresários mais influentes do mundo

'Quien apueste contra Petrobras perderá dinero', dice la presidenta Magda Chambriard

'Whoever bets against Petrobras will lose money', says president Magda Chambriard