Carreira

IA e o futuro do trabalho: 70% das habilidades atuais deixarão de existir até 2030

Profissionais precisarão adaptar suas competências diante da revolução provocada pela inteligência artificial

Publicado em 15 de maio de 2025 às 14h34.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

A inteligência artificial não é mais uma tendência futura — é uma realidade presente que já molda o cotidiano profissional.

De acordo com dados recentes divulgados pelo LinkedIn, até 2030, 70% das habilidades utilizadas na maioria dos empregos terão mudado.

A projeção, baseada nas descrições de vagas e nos perfis da plataforma, considera a evolução histórica das competências e o avanço das habilidades replicáveis por IA. As informações foram retiradas da CNBC Make It.

Mudança de perfil: do operacional ao estratégico

A mudança não se traduz apenas na substituição de habilidades, mas em sua evolução. Andrew Seaman, editor geral de notícias de carreira do LinkedIn, destaca que a tecnologia não eliminará competências humanas, mas exigirá uma reformulação de seu uso.

"Em vez de entrada de dados, por exemplo, passaremos ao gerenciamento de dados."Andrew Seaman

A engenharia de prompts, atualmente em alta, pode dar lugar à gestão de modelos de linguagem.

Tarefas operacionais tendem a ser automatizadas, enquanto o profissional passa a exercer uma função mais estratégica e supervisora. Essa transição exige [grifar]compreensão profunda das ferramentas tecnológicas e aplicação prática no ambiente de trabalho.

Atualização contínua como diferencial competitivo

Essa nova realidade coloca em xeque a formação tradicional e exige um compromisso constante com a aprendizagem. Para manter a competitividade, profissionais precisam buscar atualização contínua.

O tempo em que bastava dominar as competências da própria área está ficando para trás.

Hoje, é necessário ampliar repertórios, entender o papel da tecnologia no setor em que se atua e estar preparado para mudanças aceleradas.

A hora de agir e dominar a inteligência artificial é agora

A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia

5 profissões para quem gosta de climatologia

Conheça três tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las na sua rotina de trabalho

Como usar storytelling para engajar equipes em projetos estratégicos