Investimentos em IA começam a gerar retorno real nas empresas (miniseries/Getty Images)
Redatora
Publicado em 7 de novembro de 2025 às 05h15.
Última atualização em 7 de novembro de 2025 às 07h57.
Em meio à corrida bilionária pela inteligência artificial, ainda paira uma dúvida: será que todos esses investimentos vão compensar? Uma empresa do setor financeiro já tem a resposta. A TS Imagine desenvolve plataformas usadas por bancos, corretoras e gestoras de investimento, e vem colhendo ganhos concretos desde que passou a usar IA em seus processos. As informações foram retiradas de Business Insider.
De acordo com o diretor de operações, Thomas Bodenski, o retorno sobre o investimento não é apenas positivo, é transformador.
“É super benéfico. Não há como voltar atrás agora. Foi bem-sucedido demais”, afirmou.
Desde 2023, a empresa usa um agente de IA chamado TAIA, que automatiza tarefas antes manuais e já economizou o equivalente a 8,5 posições de trabalho em tempo integral.
A tecnologia atua em áreas críticas, como atendimento ao cliente, gestão de e-mails e análise de dados corporativos.
No suporte aos clientes, o sistema passou a classificar e encaminhar automaticamente as solicitações recebidas, reduzindo o tempo de análise de dez para um minuto por chamado. A eficiência representa o trabalho de três funcionários dedicados exclusivamente à função.
A automação também revolucionou o controle de ações corporativas, como fusões, dividendos e desdobramentos.
A IA passou a converter PDFs de bolsas de valores em dados estruturados, reduzindo erros humanos e acelerando as atualizações nas carteiras dos clientes.
Nenhum colaborador foi demitido: os funcionários foram realocados para atividades estratégicas, como controle de qualidade e relacionamento com clientes e fornecedores.
“Esses modelos de linguagem são realmente revolucionários. Eles não resolvem tudo sozinhos, é preciso implementá-los e operacionalizá-los da forma certa. Mas eu não voltaria atrás. Impossível”, afirmou Bodenski.
Um estudo recente da Wharton School confirma que 74% das empresas já têm retorno positivo com projetos de IA.
Em meio à incerteza sobre quando os gastos bilionários nessa tecnologia vão se pagar, o caso da TS Imagine mostra que a resposta pode já ter chegado.
Os ganhos não vêm apenas para quem cria a IA, mas também para quem aprende a aplicá-la de forma inteligente.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL