Bill McDermott, CEO da ServiceNow (Sean Gallup/Getty Images)
Redatora
Publicado em 7 de novembro de 2025 às 08h17.
A inteligência artificial está deixando de ser uma curiosidade tecnológica para se tornar o novo alicerce da economia global. É o que afirma Bill McDermott, CEO da ServiceNow, gigante da computação em nuvem. "Este é o maior avanço na tecnologia empresarial em meio século", comentou. As informações foram retiradas do Business Insider.
O próprio McDermott reconhece os impactos sobre o mercado de trabalho e defende uma reação ativa por parte das empresas: contratar talentos estratégicos e requalificar seus quadros.
“Estamos reavaliando e retreinando todos os funcionários para construir a força de trabalho do futuro”, afirmou.
Na ServiceNow, essa visão já está em curso. A empresa está contratando profissionais para áreas como vendas, arquitetura de tecnologia e engenharia avançada, especialistas capazes de implementar projetos de IA em questão de semanas.
Ao mesmo tempo, os colaboradores atuais estão passando por processos de requalificação para lidar com novos desafios e tecnologias.
A mensagem de McDermott revela uma transformação que vai além da automação: trata-se de uma reconfiguração estrutural da maneira como empresas operam e da forma como profissionais precisam se posicionar.
O domínio da inteligência artificial aplicada deixou de ser um diferencial técnico para se tornar uma exigência estratégica. E isso vale para líderes, gestores, analistas e executivos de todas as áreas.
McDermott também alertou que 95% das iniciativas corporativas em IA ainda falham em gerar retorno. Por isso, o foco precisa ser na aplicação eficiente e integrada da tecnologia.
A ServiceNow, segundo ele, desenvolveu uma plataforma capaz de funcionar sobre sistemas legados, simplificando a transição digital sem a necessidade de “derrubar tudo e começar do zero”.
O impacto no negócio é evidente: no terceiro trimestre de 2025, a ServiceNow registrou crescimento de 22% na receita, revisou para cima sua projeção anual e celebrou mais de 100 contratos acima de US$ 1 milhão.
O avanço é impulsionado por produtos baseados em IA e parcerias estratégicas com empresas como Nvidia e FedEx.
À medida que a IA se torna parte central da estratégia corporativa, dominar suas aplicações práticas é o que definirá os profissionais aptos a liderar a próxima era da transformação empresarial.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL