Carreira

Investment Banker: o que é e como funciona profissão que paga até cinco dígitos?

Carreira promissora no mercado financeiro, investment banking exige conhecimento técnico e rotina intensa – mesmo assim, profissão está atraindo muitos jovens

Investment Banking: área atrai jovens que buscam desafios e altas remunerações

Investment Banking: área atrai jovens que buscam desafios e altas remunerações

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 27 de junho de 2025 às 15h08.

Última atualização em 5 de agosto de 2025 às 17h33.

Tudo sobreEducação executiva
Saiba mais

Investment Banking é um setor do mercado financeiro que tem crescido no mundo. Em 2025, a receita global do segmento deve alcançar US$ 394 bilhões, segundo dados da Statista, plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados.

Na prática, o papel da área é conduzir operações empresariais complexas, como fusões e aquisições, abertura de capital na bolsa ou emissão de dívidas. Um ramo que exige conhecimento técnico, atenção a detalhes e resiliência. 

José Roberto Securato Jr., professor da Saint Paul Escola de Negócios, vê um crescente movimento de jovens que sonham em trabalhar nesse setor. Em parte, pelos altos salários e bônus competitivos. 

Embora promissor, o mercado de investment banking exige preparo para lidar com a complexidade do dia a dia e se destacar na área.

“É uma carreira que, para a maioria, precisa começar cedo. É muito difícil fazer uma migração lateral para investment banking”, alerta Securato. 

Quem é o investment banker?

Segundo o professor, há dois perfis principais. O mais comum é o de jovens recém-formados ou nos últimos semestres da faculdade, atraídos pelos altos salários e pelo prestígio da área. Eles começam como estagiários ou analistas e seguem uma trajetória vertical.

O segundo grupo, mais presente na Saint Paul, é formado por profissionais sêniores que já atuam em outras frentes do mercado financeiro ou corporativo e buscam entender como funcionam as transações para tomar melhores decisões. 

O professor explica que esse segundo público “faz o curso quase como consumo próprio, porque já está envolvido em alguma transação e quer entender melhor os processos”. 

Como é o dia a dia do investment banking? 

O trabalho varia conforme a área. Um analista júnior geralmente coleta e organiza dados, prepara apresentações e apoia cálculos de avaliação de empresas (valuation). 

Os mais experientes participam da estruturação das transações, contato com clientes e negociação com investidores.

É uma profissão que combina finanças corporativas, contabilidade, matemática financeira e conhecimento regulatório. Por isso, o curso da Saint Paul começa com os fundamentos e avança para aplicações práticas, como M&As (fusões e aquisições), IPOs (ofertas iniciais de ações) e estudos de caso trazidos por executivos convidados.

Quanto ganha um Investment Banker?

Segundo o Estudo de Remuneração 2024, da PageGroup, consultoria em recrutamento, o salário de um gerente de M&A pode chegar a R$ 30.000,00.

A remuneração varia de acordo com o cargo e com a instituição do investment banker, mas uma coisa em comum que também atrai os mais jovens são as comissões. Além do salário, os profissionais podem receber diferentes valores a depender dos contratos que fecham. 

Como está o mercado?

Durante a pandemia, o mercado global de investment banking movimentou, segundo Securato, quase 150 bilhões de dólares em taxas (fees). 

Hoje, gira em torno de 120 bilhões, ainda 20% acima da média histórica. No Brasil, o cenário é cauteloso, mas com sinais de retomada.

“O mercado está um pouco mais frio no momento com os juros altos, mas tende a aquecer com a queda da Selic. Juros menores reduzem o custo de oportunidade e viabilizam mais transações e emissões no mercado de capitais”, afirma Securato

Com fundamentos sólidos e foco claro, a área segue como uma das mais competitivas e desejadas do setor financeiro.

Desenvolva habilidades de investment banking e seja um profissional estratégico

Dominar fundamentos básicos e habilidades práticas é essencial para qualquer profissional que queira se destacar no mercado financeiro. 

Pensando nisso, a EXAME e a Saint Paul Escola de Negócios desenvolveram o curso de educação executiva Investment Banking.

O curso é ministrado por professores reconhecidos e experientes no mercado e oferece oportunidades para networking e troca de experiências. 

São abordados teorias, conceitos e cases fundamentais sobre fusões & aquisições, mercado de capitais, private equity, research, corporate development, planejamento estratégico e finanças corporativas.

  • Desenhado para um público com conhecimentos básicos em contabilidade e mercado financeiro
  • Carga horária de 60h: aulas 100% online e ao vivo 
  • Aulas começam em 15 de julho e oferecem certificado 

 

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingEducação executivaInvestment Banking

Mais de Carreira

Com 21 anos, ele criou um projeto que leva médicos para áreas remotas no Brasil

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira