Girafa (Getty Images)
Content Writer
Publicado em 2 de abril de 2025 às 11h00.
Ao longo de uma carreira marcada por cargos de alto escalão em marcas como Arby’s, Honey Baked Ham e Interface Inc., Jo Ann Herold desenvolveu uma filosofia de liderança singular — e, de certo modo, surpreendente.
Em artigo publicado no Fast Company, a atual vice-presidente de Marketing e Relações Públicas da Georgia State University recorre a um animal pouco convencional para explicar os pilares de sua visão de liderança: a girafa.
A metáfora vai além da imagem do animal de pescoço longo. Para a executiva, a girafa representa uma forma de conduzir equipes com perspectiva estratégica, integridade e empatia — qualidades cada vez mais essenciais em ambientes corporativos em transformação constante.
A líder defende que uma liderança eficaz precisa unir propósito e impacto humano. “Sempre acreditei que ver o panorama geral é o que leva à mudança transformacional”, afirma.
Ao observar a postura das girafas — altas, graciosas e não agressivas — Herold propõe um modelo de liderança que se opõe ao autoritarismo e ao individualismo ainda predominantes em muitos setores.
Ela defende o que chama de “liderança servidora”, conceito no qual liderar é servir, apoiar e inspirar, e não dominar. “Os melhores líderes não precisam ser a voz mais alta na sala”, diz. “Eles se mantêm firmes com confiança, liderando pelo exemplo e inspirando aqueles ao seu redor a alcançarem mais alto.”
A metáfora se estende ao coração. O órgão de uma girafa, com cerca de 60 centímetros e pesando até 11 quilos, é uma necessidade fisiológica para que o sangue chegue até o cérebro do animal.
Para Herold, porém, esse “grande coração” é também um lembrete de que a empatia e o cuidado são forças transformadoras na cultura de trabalho.
Em um momento de profundas transformações nos modelos de gestão, a reflexão proposta por Herold é especialmente relevante para profissionais em busca de significado e impacto em suas trajetórias.
De olho nisso, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO