Carreira

Medo de julgamento leva 17% dos profissionais a preferirem IA a colegas, diz Microsoft

Estudo global revela como o uso da inteligência artificial reflete inseguranças no ambiente corporativo

 (ra2studio/Getty Images)

(ra2studio/Getty Images)

Publicado em 7 de maio de 2025 às 10h19.

Última atualização em 7 de maio de 2025 às 10h23.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Segundo o relatório da Microsoft “2025: O Ano em que Nasce a Empresa de Fronteira”, 17% dos profissionais entrevistados disseram usar a IA em vez de pedir ajuda a colegas — e o motivo não é apenas produtividade. É medo de julgamento. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

A pesquisa ouviu 31 mil trabalhadores em 31 países e revelou que as pessoas recorrem à IA para buscar informações, analisar dados, gerar ideias e pensar criativamente.

Quando questionados sobre o motivo da preferência, além da disponibilidade ininterrupta da tecnologia, muitos citaram razões emocionais: o receio de parecerem inadequados ou despreparados diante de seus colegas.

A ansiedade social como fator silencioso

Alexia Cambon, diretora sênior de pesquisa da Microsoft, explica que a empresa queria entender não só como a IA era usada, mas por que ela se tornava uma alternativa mais atraente que o contato humano.

A resposta tocou em um ponto delicado da cultura corporativa contemporânea: a ansiedade social ainda presente no pós-pandemia.

"Para algumas pessoas, a IA começa a se tornar um substituto para a conexão humana. Mas, muitas vezes, infelizmente, não é para melhor"afirma a especialista em felicidade e palestrante do TEDx, Jessica Weiss.

Ao mesmo tempo em que a IA facilita o trabalho, seu uso como barreira emocional pode enfraquecer relações humanas — ainda essenciais no ambiente corporativo.

Como usar a IA sem perder o lado humano

A IA generativa pode — e deve — ser usada como ponto de partida: desde a geração de ideias até a elaboração de argumentos para conversas difíceis. Isso ajuda profissionais a se sentirem mais preparados e confiantes para interagir com colegas e lideranças.

Profissionais que dominam a habilidade de utilizar a IA com equilíbrio, combinando sua agilidade com empatia e conexão, estarão um passo à frente no mercado de trabalho.

Domine a inteligência artificial e saia na frente

Diante desse novo cenário, a formação contínua se torna ainda mais crucial. Pensando nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cidadania italiana: país se prepara para votação decisiva que pode mudar regras para imigrantes

Mark Zuckerberg não quer mais fazer amigos. Agora, ele quer substituí-los por IA

Estes são os profissionais que as empresas estão 'desesperadas' para contratar; veja se é um deles

7 profissões para quem quer trabalhar com pesquisa de mercado