Carreira

Salários superam inflação em 3 pontos percentuais em 2006 no Brasil

Pesquisa da consultoria Mercer indica que os aumentos salariais devem ficar 2,4 pontos percentuais acima da inflação na média mundial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

Os salários no Brasil devem obter aumento médio de 7,5% em 2006, 2,9 pontos percentuais acima da inflação prevista, de 4,6%. Globalmente, os aumentos salariais médios devem ficar 2,4 pontos percentuais acima da inflação, comparados à média de 1,9 ponto em 2005. Os dados foram levantados pela Mercer, consultoria internacional de Recursos Humanos.

O maior aumento previsto é na Índia, onde os empregados devem receber aumentos salariais 7,3 pontos percentuais acima da inflação. Na China, o reajuste deverá ser de 7,8% para uma inflação de 3% ao ano. "Temos visto um forte crescimento econômico global nos últimos dois anos e uma inflação mais estável. Todos os sinais indicam que isso continuará em 2006", diz Greg Cornish, responsável pela área de capital humano da Mercer (leia reportagem de EXAME sobre como o Brasil está atrás do resto do mundo em ritmo de crescimento).

Na União Européia, o menor crescimento salarial está previsto para a Alemanha: 2,1%, para inflação prevista de 1%.

Os dados da pesquisa da Mercer cobrem cinco níveis de empregados: operacional de fábrica, operacional administrativo, profissional de nível superior, gerentes e executivos. Os aumentos salariais referem-se à média das cinco categorias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Conhece um talento universitário? Ele pode ganhar visibilidade nacional e uma viagem à China

Executiva diz que recém-formados precisam criar suas próprias oportunidades no mercado de trabalho

Unicamp abre concurso com salários de R$ 9,7 mil; veja vagas e como se inscrever

‘A decisão de não usar mais o dólar foi comercial’, diz Caito Maia sobre negociação com a China