Carreira

O que uma ex-gerente de RH da Meta traz como ensinamento sobre demissões

Após ser demitida da Meta, Chikara Kennedy repensou a carreira e fundou uma empresa de coaching feminino

Chikara Kennedy (Fonte: Instagram | Reprodução)

Chikara Kennedy (Fonte: Instagram | Reprodução)

Publicado em 20 de maio de 2025 às 12h01.

Quando Chikara Kennedy soube que sua posição na Meta também seria eliminada durante a onda de demissões de 2023, a notícia caiu como um golpe inesperado.

Ela não apenas havia ajudado a desenhar os próprios processos que nortearam os cortes na empresa como também era considerada uma profissional de desempenho exemplar, com quase 15 anos de experiência em recursos humanos.

Chikara ocupava o cargo de gerente sênior de RH na Meta, onde foi contratada em 2018 para o escritório de Chicago.

Em 2020, tornou-se funcionária remota devido à pandemia e, em 2022, mudou-se para Washington, D.C., buscando a proximidade da família durante o processo de divórcio.

Com um portfólio robusto que incluía gestão de desempenho, coaching e reestruturação organizacional, ela se viu no centro das decisões estratégicas da companhia — inclusive nos momentos mais difíceis. As informações foram retiradas do Business Insider.

Uma demissão que levou ao renascimento

Em meio a uma das maiores reestruturações da gigante de tecnologia, Chikara também foi desligada. A experiência a fez mergulhar em um processo emocional profundo, passando por todas as fases do luto.

"Fiquei brava, triste, envergonhada e incrédula"relata

O impacto foi ainda mais potente considerando seu histórico de excelência: boas avaliações, reconhecimento interno e relações sólidas dentro da companhia.

Mesmo os melhores profissionais podem ser surpreendidos por mudanças fora do seu controle.

Reinvenção pessoal e profissional

Ao invés de buscar recolocação imediata, Chikara optou por dar um passo atrás. Desligou o celular, comprou uma passagem para Bali e embarcou em uma jornada pessoal sem roteiro, buscando silêncio e reconexão com suas próprias vontades.

Entre meditações, conversas com estranhos e sessões de respiração, ela se permitiu refletir:

“Se não estou reagindo por mágoa, vergonha ou necessidade de provar que sou boa o suficiente para conseguir outro emprego imediatamente, o que eu realmente quero fazer?”

A resposta surgiu com força: fundar sua própria empresa — a Power Coaching and Consulting.

Hoje, aos 42 anos, Chikara divide seu tempo entre Playa del Carmen, no México, e Washington, D.C., conduzindo retiros voltados ao empoderamento feminino e à transformação pessoal.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Esse é o principal erro de quem investe em publicidade online; veja se está cometendo

5 profissões para quem se formou em Marketing

Como aplicar a Prática Variada para dominar habilidades com sucesso

LinkedIn vira palco estratégico para marcas e talentos – mas muitos esquecem desta estratégia