Carreira

O supercomputador mais poderoso do mundo pode realizar até 1 quintilhão de operações por segundo

O Frontier, instalado nos Estados Unidos, abre caminho para avanços científicos e mostra como a tecnologia vai exigir novas habilidades dos profissionais de todas as áreas

Com potência de 1,102 quintilhão de operações por segundo, o supercomputador Frontier, nos EUA, lidera a nova era da inteligência artificial e da computação científica (MIT Technology Review)

Com potência de 1,102 quintilhão de operações por segundo, o supercomputador Frontier, nos EUA, lidera a nova era da inteligência artificial e da computação científica (MIT Technology Review)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 14 de maio de 2025 às 12h08.

Última atualização em 14 de maio de 2025 às 12h59.

No interior do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, uma máquina está ajudando a escrever o futuro da tecnologia.

O Frontier, nome dado ao supercomputador instalado no centro de pesquisas Oak Ridge Leadership Computing Facility, é hoje o computador mais poderoso do mundo.

Ele realiza tarefas complexas em altíssima velocidade

Ele é capaz de fazer 1,102 quintilhão de operações por segundo — um número tão grande que, para comparação, supera em muito a soma de todas as transações feitas por humanos em qualquer lugar do planeta no mesmo período.

Desenvolvido em conjunto pelo laboratório Oak Ridge, pela empresa HPE Cray e pela fabricante de processadores AMD, o Frontier é o primeiro computador do planeta a alcançar o nível chamado de exascale.

Isso significa que ele pode realizar tarefas complexas em altíssima velocidade, como simulações científicas, análises de dados em larga escala e — talvez o mais importante hoje — o desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial.

Afinal, o que isso muda para a gente?

Na prática, supercomputadores como o Frontier tornam possíveis coisas que antes pareciam ficção científica.

Eles ajudam a prever com mais precisão o clima, simular o comportamento de doenças, descobrir novos materiais e medicamentos e também a treinar sistemas de IA que podem ser usados em diversos setores.

Mas a grande mudança não está só nos laboratórios. Ela também chega ao mercado de trabalho. Com tanta informação sendo processada por máquinas tão potentes, as empresas passam a depender mais de profissionais que saibam lidar com dados, algoritmos e soluções automatizadas.

O profissional do futuro começa agora

Por isso, profissionais de todas as áreas precisam começar a olhar para esse tema com atenção. Aprender o que é IA, como ela funciona e de que forma pode ser aplicada no seu dia a dia será cada vez mais importante para se manter competitivo no mercado de trabalho.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce. 

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Jovem da Geração Z alcança 140 milhões no LinkedIn e transforma carreira com ajuda da IA

Menos ruído, mais liderança: o poder do “não” como forma dos líderes protegerem sua paz mental

As cinco práticas essenciais para líderes conquistarem suas equipes, segundo professor de Stanford

Essa habilidade subestimada que pode acelerar sua carreira — e todo CEO deve saber disso