Carreira

Para CEO da Nvidia, a IA vai expandir essas três áreas

O CEO da Nvidia aposta que profissionais em robótica, biotecnologia e design terão novas funções, e reforça a colaboração entre humanos e inteligência artificial

Jensen Huang afirma que a tecnologia atuará como parceira, exigindo supervisão e criatividade humana em setores como robótica, biotecnologia e design (Getty Images). (Getty Images)

Jensen Huang afirma que a tecnologia atuará como parceira, exigindo supervisão e criatividade humana em setores como robótica, biotecnologia e design (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 14h04.

Última atualização em 6 de outubro de 2025 às 14h08.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que a inteligência artificial criará novas oportunidades profissionais que exigirão intervenção humana, criatividade e supervisão. Segundo Huang, a tecnologia funcionará como parceira, sem substituir totalmente os profissionais em setores como robótica, biotecnologia e design.

Huang destacou que a IA ampliará o escopo do que os humanos podem construir, aumentando a necessidade de participação humana em processos criativos e técnicos. A adoção de IA deve impulsionar a evolução dos empregos, em vez de eliminar completamente as oportunidades de trabalho.

A visão de Huang contrasta com declarações de outros líderes, como Elon Musk, que prevê a automação de todos os empregos, transformando o trabalho em um “hobby opcional” e sugerindo até programas de renda básica universal.

Bill Gates, cofundador da Microsoft, acredita que a IA poderá reduzir a jornada de trabalho para dois dias por semana em até uma década, mas ressalta que certas profissões complexas — como biólogos, programadores e especialistas em energia — permanecerão essenciais, pois são difíceis de automatizar.

Mesmo com preocupações sobre substituição de empregos, CEOs como Huang defendem que a IA deve expandir capacidades humanas e gerar novos campos de atuação, equilibrando produtividade e inovação tecnológica.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialNvidia

Mais de Carreira

CEO de 30 anos acorda 5h30, treina duas vezes ao dia e acumula fortuna de US$ 1,3 bilhão

‘É momento de organizar a casa’, diz CEO da Corello após período de crescimento

Três frases que ajudam líderes a resolver conflitos: ‘Você precisa ter tolerância ao desconforto’

Esse é o fenômeno psicológico que faz as expectativas dos outros moldarem seu sucesso