Carreira em T (Fonte: Freepik)
Redatora
Publicado em 1 de setembro de 2025 às 11h20.
No mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, o modelo da carreira em T ganha força entre jovens que buscam um diferencial competitivo.
Esse formato une profundidade técnica em uma área com um conjunto amplo de habilidades gerais, formando profissionais capazes de atuar com excelência e colaborar de forma interdisciplinar.
Descubra por que o perfil T-shaped está em alta, como desenvolvê-lo passo a passo e como isso pode impulsionar sua carreira em qualquer contexto.
A carreira em T é uma metáfora poderosa em que a barra vertical representa a especialização profunda em uma área específica, enquanto a barra horizontal simboliza habilidades generalistas, como comunicação, colaboração e visão sistêmica.
SEJA O UNIVERSITÁRIO QUE FARÁ A DIFERENÇA: o Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário terá cinco vencedores (um de cada região do Brasil). A inscrição é gratuita, aproveite!
Profissionais com esse perfil são especialistas, mas com capacidade de diálogo entre diferentes contextos e equipes. Essa combinação permite resolver problemas complexos com criatividade e adaptabilidade.
BTG PACTUAL, GRUPO BOTICÁRIO E SUZANO: essas marcas querem dar protagonismo para VOCÊ. Seja o nome que o país inteiro vai conhecer ao ser um dos ganhadores do Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário
Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 40% das habilidades exigidas hoje no mercado de trabalho devem mudar nos próximos anos, e 59% dos profissionais precisarão de requalificação até 2030.
No Brasil, profissões como analista e cientista de dados, especialistas em IA e saúde mental estão em alta demanda até o final da década. Adotar o modelo em T pode ser uma estratégia eficaz para acompanhar essas mudanças e se manter relevante.
O Na Prática nasceu como uma plataforma educacional criada para impulsionar a carreira de jovens, do estágio à liderança, complementando o ensino universitário com uma formação voltada para o mercado de trabalho.
Pensando nesse propósito, a instituição criou o Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário. Com cinco ganhadores, um de cada estado, ele é o primeiro reconhecimento nacional com recorte regional focado exclusivamente em estudantes de alto desempenho prático e acadêmico.