Carreira

Por que Jeff Bezos sempre pensa três anos à frente e toma apenas algumas decisões por dia

Pensar a longo prazo é a chave para o sucesso de gigantes como a Amazon; Jeff Bezos revela como uma abordagem de inteligência de mercado focada no futuro molda decisões estratégicas e transforma empresas em líderes globais

A narrativa de Jeff Bezos é um lembrete poderoso de que o sucesso não é construído apenas no presente (Kena Betancur/Getty Images)

A narrativa de Jeff Bezos é um lembrete poderoso de que o sucesso não é construído apenas no presente (Kena Betancur/Getty Images)

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 17h44.

Quando Jeff Bezos anunciou que deixaria o cargo de CEO da Amazon para assumir a função de presidente executivo, muitos ficaram surpresos. No entanto, essa transição não foi uma decisão repentina. Bezos sempre adotou um modelo de pensamento a longo prazo. Segundo ele, uma decisão tomada hoje foi decidida há, pelo menos, três anos. Além disso, ele prefere tomar poucas decisões por dia.

Em seu livro “Invent & Wander: The Collected Writings of Jeff Bezos”, Bezos revelou que ele e sua equipe sempre “trabalham no futuro” para garantir que cada passo estratégico esteja alinhado com os objetivos de longo prazo. Na visão dele, essa filosofia foi essencial para o sucesso de uma empresa como a Amazon, que lidera com uma capitalização de mercado superior a US$ 1 trilhão.

Mas essa abordagem exige muito mais do que visão de longo prazo. É preciso também uma compreensão profunda dos dados, das tendências de mercado e comportamentos do consumidor. Sem isso, é provável que decisões fadadas ao fracasso sejam tomadas.

A estratégia de Bezos tem nome: a inteligência de mercado. Essa habilidade tem se tornado cada vez mais comum entre grandes empresários e é fundamental para antecipar movimentos do mercado, identificar onde alocar recursos e prever o impacto de decisões. 

E engana-se quem pensa que essa prática está limitada às grandes corporações. Pequenas e médias empresas também podem (e devem) usar os dados para se posicionarem de forma competitiva.

“Quando você comanda uma corporação desse porte, é isso que precisa fazer”, disse Bezos. Essa mentalidade, que combina uma análise rigorosa do presente com uma visão clara do futuro, é o que permite às empresas tomarem decisões ousadas, como explorar novos mercados ou investir em tecnologias emergentes.

Por que profissionais devem dominar essa habilidade?

O pensamento de longo prazo não é exclusivo de líderes corporativos como Bezos. Para profissionais de qualquer área, dominar as ferramentas de inteligência de mercado pode abrir portas para oportunidades inéditas e promover crescimento na carreira. 

Um analista capaz de identificar tendências antes da concorrência, por exemplo, não só traz valor para a empresa, mas também constroi uma reputação de visão estratégica.

Além disso, a capacidade de tomar decisões baseadas em dados permite que os profissionais naveguem por mercados em constante transformação, destacando-se em um ambiente competitivo. Investir no desenvolvimento de habilidades analíticas e em pensamento estratégico é um caminho certeiro para alcançar novos patamares na carreira.

Estratégia baseada em dados começa aqui

Para aqueles que desejam aprender a transformar dados em insights estratégicos, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência de Mercado, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para liderar o futuro dos negócios.

Durante o treinamento, os alunos irão aprender como tomar rápidas decisões baseadas em evidências, otimizar processos com base em dados e expandir suas habilidades técnicas e estratégicas para se destacar. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para não acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Os interessados devem se inscrever clicando aqui.

EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Carreira

Com 21 anos, ele criou um projeto que leva médicos para áreas remotas no Brasil

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira