Carreira

Por que você deveria parar de contar piadas no trabalho – ou não

Contar uma piada pode te levar desde uma melhora de salário até a perda de reputação no trabalho

Brincadeiras no trabalho: é sempre melhor pensar duas vezes antes de lançar uma piada no escritório (Patrick Ryan/Thinkstock)

Brincadeiras no trabalho: é sempre melhor pensar duas vezes antes de lançar uma piada no escritório (Patrick Ryan/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 09h08.

Última atualização em 26 de janeiro de 2017 às 09h57.

Toda piada é uma aposta. Você pode se dar bem e ganhar a atenção de todos na mesa de bar ou no almoço da firma. Pode até conseguir melhorar seu salário com uma história besta e engraçada. Mas a verdade é que uma piada ruim pode arruinar sua reputação no trabalho.

Foi o que pesquisadores descobriram ao recrutar 457 pessoas para um estudo. Todos eles tiveram a missão de avaliar nove piadas diferentes – diziam se eram engraçadas e próprias ou não para o ambiente de trabalho.

Com essas informações em mãos, os psicólogos decidiram testar como essas mesmas piadas afetam a imagem dos funcionários. Eles criaram uma empresa falsa de atendimento ao consumidor e gravaram áudios com algumas situações– todas não passavam de encenação, claro.Voluntários foram convidados para avaliar esses trabalhadores.

Primeiro, eles escutavam uma conversa normal dos funcionários, sem piada qualquer, e julgavam quão confiantes eles pareciam. Em um segundo momento, eles ouviam a história narrada pela pessoa e, mais uma vez, avaliavam a personalidade deles.

Em geral, quando a história era mesmo engraçada, os funcionários só ganhavam: pareciam ainda mais confiantes e simpáticos.

Quando a piada era ruim, a impressão não era das piores – não perdiam pontos, mas também não ganhavam. O problema mesmo eram as piadas impróprias para o trabalho. Estas, sim, abaixam e muito o moral dos piadistas com seus colegas: passam a ser vistos como menos competentes e inseguro.

“O humor é sempre um risco e desempenha um papel importante na percepção das relações interpessoais e na hierarquia dentro dos grupos”, concluem os pesquisadores. Por via das dúvidas, é sempre melhor pensar duas vezes antes de lançar uma piada no escritório.

Este conteúdo foi originalmente publicado na Superinteressante.

Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhoEmpregos

Mais de Carreira

'É o Santo Graal das entrevistas': ex-RH do Google revela estratégia para impressionar recrutadores

Estas habilidades são essenciais na era da inteligência artificial, segundo pesquisadora da OpenAI

Kraft Heinz impulsiona carreira de seus líderes com imersão na Amazônia

Fundação Estudar abre inscrições para bolsas de estudo no Brasil e no exterior