Prêmio EXAME Gestão de Pessoas 2025: veja as empresas reconhecidas na premiação (Eduardo Frazão/Exame)
Repórter
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 19h26.
Última atualização em 23 de outubro de 2025 às 22h25.
A EXAME realizou nesta quinta-feira, 23 de outubro, a segunda edição do Prêmio EXAME Melhores em Gestão de Pessoas, reconhecimento que celebra as empresas com excelência em práticas de recursos humanos.
Em parceria com a consultoria global em processos de recursos humanos Mercer e com patrocínio do BTG Advisors (do mesmo grupo controlador da EXAME) e da empresa de tecnologia para recursos humanos Sólides, o prêmio contou com 18 empresas destaques, separadas em categorias de acordo com a quantidade de funcionários à época da inscrição do ranking.
De acordo com dados apresentados pela Mercer, foram 445 empresas inscritas nesta edição, 18 empresas destaque e 6 categorias. O estudo registrou 87% de engajamento e 86% em prosperidade.
O levantamento também mostrou que as empresas vencedoras se destacaram em temas, como: Diversidade e inclusão (90%). Oportunidade de desenvolvimento (90%) e Cultura de integridade (88%).
Além da premiação, o evento também contou com diversos painéis sobre gestão dos funcionários de uma organização. Um deles, "RH Estratégico - Como os CHROs estão avançando com os negócios", abordou como a satisfação e a motivação dos colaboradores têm impacto direto no desempenho de uma empresa. O painel contou com a participação de: Gabriele Carlos, CEO da Zeiss Vision Brasil; Denize Savi, diretora de bem-estar e felicidade organizacional da Chilli Beans; Dilma Campos, fundadora e CEO da Nossa Praia.
No evento, também foi apresentado o painel "Os Desafios e Avanços da IA no Trabalho", que aprofundou a realidade do uso da tecnologia em processos em trabalhos de recursos humanos, fatos e mitos, impactos nas relações profissionais, solução de crises e tendências para o futuro do trabalho. Este debate trouxe: Adriano Mussa, reitor e diretor acadêmico da EXAME Saint Paul; Távira Magalhães, CHRO da Sólides; Marcelo Nóbrega, investidor e conselheiro do RH Techs; Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para América Latina.
Assim como o painel "Revolução dos Benefícios - O que os funcionários de fato querem das empresas", com a presença de: Bia Nóbrega, conselheira e mentora; Joca Oliveira, CEO da Unico Skill; Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos e Bettha.com.
Além do painel "É Possível Ser Feliz no Trabalho?", com insights de Mauricio Giamellaro, CEO do Grupo Heineken no Brasil.
Com mais de 30 anos de história no desenvolvimento de software para corretores e seguradoras, a companhia é a primeira a ser reconhecida na premiação.
“Quando me juntei à empresa para implantar a área de gestão, disse que a AGGER conquistaria o mundo. Essa premiação reflete bem essa história. Dedico este prêmio ao meu time de gestão, a todos que fazem parte da AGGER”, disse Karina Collaço Garcia, CHRO da companhia.
A multinacional dinamarquesa focada na área da saúde atua no Brasil desde 2000 e, neste ano, ganha o reconhecimento do Melhores em Gestão de Pessoas. A companhia se destacou no chamado "salário emocional" para engajar seus 125 funcionários no escritório no Rio de Janeiro.
"Este mês, completei 10 anos na empresa, e é uma empresa apaixonante. Quando me conectei com ela, encontrei um propósito muito especial, pois eles buscavam alguém que visse as pessoas como realmente são. É gratificante alcançar essa marca. Ninguém faz nada sozinho. Este prêmio é da minha equipe, dos meus pais e do meu líder, que me inspira tanto", declarou Alba Eiras de França, diretora de pessoas e comunicação da Lundbeck.
Com 8 anos de atuação, a Next Shipping se destaca no setor de comércio exterior, atendendo grandes clientes como Coca-Cola e Tramontina. Além disso, a companhia sediada em Itajaí (SC) se diferencia em sua cultura, especialmente em seu programa de benefícios que conquista os funcionários.
"Estive refletindo sobre tudo o que mudou na Next nos últimos 8 anos. Desde o primeiro dia, temos vontade de fazer a diferença na gestão de pessoas e proporcionar um ambiente onde todos possam ser felizes, confiar na liderança e ser elas mesmas. Nosso propósito não se enfraqueceu, pelo contrário, ele cresceu com o apoio de 200 pessoas que fazem parte dessa história", disse Bruno Meurer, cofundador e diretor de gente & gestão da companhia.
"Somos uma empresa farmacêutica japonesa, e os japoneses nos legaram um conceito importante que acredito que a maioria conhece: o propósito, a razão de ser. Uma coisa que me toca profundamente é a missão, aquilo que o mundo espera de nós", refletiu Irineu Silva, head de RH da Daiichi Sankyo, ao receber o prêmio.
E acrescentou: "Como gestores, nossa grande missão é garantir o bem-estar das pessoas, fazendo com que se sintam respeitadas, ouvidas e valorizadas. Acima de tudo, é dar sentido ao que elas fazem no dia a dia. O ambiente humano deve ser sagrado".
"Este é o nosso primeiro reconhecimento externo e estamos muito felizes por isso. Dedico este prêmio, sem dúvida, aos meus colegas aqui presentes, aos heads das unidades de negócios, aos nossos gestores, toda nossa equipe de liderança e, especialmente, aos nossos funcionários. Se não fosse por eles, não estaríamos aqui hoje", Giseli Delacqua, diretora de RH Latam da Kemin, multinacional americana do setor de ingredientes para nutrição e saúde animal.
"Receber um reconhecimento como esse é motivo de muito orgulho, especialmente para uma empresa de construção civil familiar, já que a maioria das empresas do setor são familiares. O tema de recursos humanos é relativamente novo no Nordeste, então estar aqui com esse reconhecimento, é um grande orgulho e o resultado de muito trabalho", disse Bianca Barreto, diretora de Gente & Gestão da Rio Ave.
"Agradeço ao meu time, que é fantástico e muito engajado. Eles se dedicam imensamente à empresa, compartilhando o mesmo propósito de cuidar das pessoas. Também quero agradecer ao corpo diretivo da empresa, que sempre nos apoia e reforça nossas ações e nosso trabalho. E, claro, a todos os colaboradores, que são apaixonados pelo mercado de distribuição e pelo atendimento ao cliente. Este prêmio é para todos os brasileiros", celebrou Mariana Udi, gerente de Gente e Cultura da Agro Amazônia.
A Danone, multinacional de produtos alimentícios, é uma das ganhadoras do prêmio por seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores.
"Estamos recebendo esse reconhecimento porque nossos gestores estão fazendo o seu melhor. O sucesso dos objetivos da área de RH tem sido essencial, e continuaremos com boas perspectivas para o futuro. Buscamos formar equipes de alta performance e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de acolhimento, onde pessoas com diferentes perspectivas, formas de pensar e de trabalhar sejam bem-vindas", declarou vice-presidente de RH da Danone Brasil.
"É um grande orgulho estar aqui representando a Passarelli, uma empresa centenária do setor de construção civil. Quero agradecer especialmente ao Paulo Bittar, nosso CEO, porque, como ele sempre diz, "eu bato na porta, mesmo quando ele deixa aberta." São quase 12 anos nessa parceria, e sou muito grata pela confiança", celebrou Lúcia Menezes, líder de Gestão de Pessoas da Passarelli.
Com 54 shopping, a Allos nasceu grande de uma fusão e, agora, celebra o reconhecimento de seu trabalho na gestão dos colaboradores de suas unidades.
"A Allos é fruto da integração de duas grandes empresas. Hoje, somos a maior companhia do segmento, com mais de 50 shoppings de norte a sul do país e mais de 50 milhões de visitas por mês. O grande desafio tem sido colocar nosso time no coração desse negócio", afirmou Renata Correa, CHRO da Allos, ao receber o prêmio.
"Nosso objetivo é conectar as pessoas, servir e plantar, esse é o nosso negócio. Não podemos fazer isso sem ter um time genuinamente encantado e comprometido. Fizemos uma jornada de cultura muito consistente, e estou aqui muito orgulhosa para compartilhar isso com vocês", complementou.
"O prêmio que recebemos hoje é um reflexo de algo que já foi dito aqui: as pessoas acreditam no nosso trabalho, no que fazemos e, principalmente, no nosso propósito. Nossa missão enquanto grupo é sermos um negócio bom para três partes: para os clientes, para os sócios e para os colaboradores, com o objetivo de fazer deste negócio um espaço de constante melhoria", disse Zamara Ribeiro, gerente de RH do Grupo Autoglass.
"O verdadeiro gerenciamento não é sobre manter tudo confortável, pois fácil não é. Acho que o segredo está em tratar a pessoa não como um número, mas como um ponto importante que pode mudar a empresa. Isso, para mim, faz toda a diferença", disse Maria Antonietta Russo, CHRO da TIM Brasil.
"O propósito da marca é permitir que nossos clientes sejam quem desejam ser, algo que reflete tanto por dentro quanto por fora", esclareceu Carolina Borghesi, vice-presidente de Gente, Cultura e ESG da varejista de moda.
"Para isso acontecer, a gestão das pessoas é essencial. Trabalhamos em equipe, jogamos juntos — não é um esporte individual, mas um esporte coletivo, onde todos brigam pelo mesmo objetivo", acrescentou a executiva, ao receber o prêmio pela companhia.
"O prêmio também confirma, de certa forma, os resultados das nossas pesquisas de clima, que há quase 10 anos mostram um índice de favorabilidade acima de 90%. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós", celebrou Jorge Tavares de Almeida, diretor de Gente e Gestão do Grupo Protege.
"É muito bom estar aqui pela segunda vez recebendo prêmios que mostram o quanto nossa trajetória é sólida e como nossa prática de gestão de pessoas está funcionando e sendo reconhecida sistematicamente", disse Camila Asenjo, vice-presidente de Gente e Cultura da Yduqs.
"Quero agradecer aos nossos mais de 28.000 colaboradores, que têm um papel fundamental na transformação do Brasil", declarou Beatriz Sairafi, sócia e VP de Gente, Cultura e Comunicação da Cogna. "Temos faculdades, ensino básico, trabalhamos com escolas, sistemas de ensino e o Programa Nacional do Livro Didático — essas são nossas propostas para formar um Brasil melhor".
A varejista de moda se destacou com o desenvolvimento de seus profissionais, sendo que 64% das posições de liderança são preenchidas por talentos da companhia.
O RH da Renner também passou a usar inteligência artificial para apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos 25 mil funcionários que atuam em 600 lojas, centros de distribuição e escritórios.
"Para nós, as pessoas estão no centro da nossa estratégia. E isso significa que temos uma filosofia focada no nosso propósito principal: encantar. Encantar é nossa realização, e superar as expectativas dos nossos clientes é o que nos move todos os dias. É inspirador ver nos olhos dos nossos 25.000 colaboradores a paixão que eles têm pelo cliente", declarou Regina Durante, CHRO da Lojas Renner.
"Temos uma cultura muito forte, viva e constante. Acreditamos que as pessoas são nossa melhor tecnologia. Investimos muito em serviços, no desenvolvimento de carreira e, acima de tudo, na saúde e no bem-estar dos nossos colaboradores", enfatizou Fernando Luciano, vice-presidente de Pessoas da VIVO, ao receber o prêmio.
E acrescentou: "Temos um programa que cuida da mente, do corpo e do ambiente de trabalho, porque uma empresa com pessoas saudáveis e equilibradas é uma empresa mais forte. Também temos um valor muito forte em diversidade e inclusão. Temos transformado realidades de gênero e raça, além de trabalhar com pessoas com deficiência. Nosso objetivo é ser uma das melhores empresas do Brasil".