Carreira

Proteja seu sálario

Na tentativa de reduzir custos sem demitir funcionários, algumas empresas propõem acordos de redução de salários. A Volkswagen, de São Bernardo do Campo, fez isso no ano passado. No lugar da demissão de mais de 3 mil trabalhadores, propôs redução de 15% no salário dos funcionários sujeitos ao corte, fechando um acordo que salvou boa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h31.

Na tentativa de reduzir custos sem demitir funcionários, algumas empresas propõem acordos de redução de salários. A Volkswagen, de São Bernardo do Campo, fez isso no ano passado. No lugar da demissão de mais de 3 mil trabalhadores, propôs redução de 15% no salário dos funcionários sujeitos ao corte, fechando um acordo que salvou boa parte deles. Confrontado com duas opções difíceis, o pessoal de São Bernardo aceitou a oferta. Mas será que fizeram a melhor opção? Antes de concordar com uma redução dessas, o melhor é fazer algumas perguntas:

1. QUANTO TEMPO A SITUAÇÃO VAI DURAR?

Tente negociar desde o inícioo momento em que seu salário vai voltar ao nível anterior.

2. O QUE VOU OBTER EM TROCA DESSA REDUÇÃO?

Se você tiver poder de barganha (o que é bem difícil num momento desses), em vez da redução no salário pode propor um dia a mais de folga ou uma saída mais cedo regularmente.

3. COMO ESSA REDUÇÃO VAI AFETAR AUMENTOS E BONUS FUTUROS?

Quando a situação melhorar, espera-se que você seja recompensado com um aumento de salário. Mas esse aumento vai ter como base seu antigo rendimento ou o novo, reduzido?

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

'É o Santo Graal das entrevistas': ex-RH do Google revela estratégia para impressionar recrutadores

Estas habilidades são essenciais na era da inteligência artificial, segundo pesquisadora da OpenAI

Kraft Heinz impulsiona carreira de seus líderes com imersão na Amazônia

Fundação Estudar abre inscrições para bolsas de estudo no Brasil e no exterior