Carreira

Qual a diferença entre círio e sírio?

Diogo Arrais, professor de língua portuguesa do Damásio Educacional, explica a diferença entre os termos sírio e círio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 13h00.

São Paulo - Durante o segundo domingo de outubro, comemora-se o Círio de Nazaré (grande manifestação religiosa). Nesse período, é comum encontrar as expressões “a festa do Círio”, “o domingo do Círio”, o “Círio”. Na escrita, com a letra C.

Provavelmente, você deve, também, ter se lembrado de “sírio”, com S – adjetivo relativo à Síria. Qual a diferença, então, entre esses termos tão parecidos? 

Em conceito gramatical, as palavras “círio” e “sírio” classificam-se como homônimas. Homônimas? Sim! Palavras com escrita ou pronúncia iguais, mas com significados diferentes, assim como “sexta” e “cesta”; “caçado” e “cassado”; “sela” e “cela”.

Em referência à etimologia dos vocábulos, o termo “círio” provém da forma latina “cereu”, originalmente grafado com a letra C. Cereu, Círio, Cera: a vela de grande porte; a procissão que, partindo de determinado lugar, vai levar um círio a outro lugar. 

Já o termo “sírio” provém da forma grega “sWrios”, do latim “syriu”, originalmente grafados com S. SWrios, Syriu, Síria, Sírio: pertencente ou relativo à Síria (Ásia).

Ao longo do tempo, surgiram outras expressões, nesse campo homônimo:

a) Os substantivos “círio-de-nossa-senhora” e “círio-do-norte”(plantas oficialmente assim grafadas, já que o Novo Acordo Ortográfico mantém hifenizados termos da Botânica e da Zoologia);

b) O adjetivo “sírio-libanês” (sempre hifenizado por fazer referência a um povo ou nação - não sofreu reforma ortográfica).

Viu como a etimologia, a origem de um vocábulo, explica sua ortografia? Não confundindo os homônimos, é provável que se comente a um sírio-libanês, no Brasil, sobre o Círio de Nazaré.

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

 

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – Damásio Educacional
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira

Mais de Carreira

Esse indicador número 1 é decisivo para o sucesso das empresas, segundo psicólogo renomado

'Nunca saia de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta número 1', diz especialista

Psicólogo revela truques de linguagem corporal para entrevista de emprego: 'Se fingir, vão perceber'

Essa é a habilidade número 1 que recrutadores procuram em candidatos: 'Dá uma vantagem decisiva'