(Freepik)
Redatora
Publicado em 14 de agosto de 2025 às 11h04.
A inteligência artificial já faz parte da otimização de tarefas diárias de muitos profissionais. Mas, nem sempre as melhores ferramentas são as mais conhecidas.
Atualmente, a IA é uma peça-chave para otimizar tempo, criatividade, segurança de dados e resultados. Para aqueles que querem estar um passo à frente, conhecer e usar da melhor forma essas soluções é essencial.
Pensando nisso, veja a seguir quatro ferramentas de inteligência artificial que devem entrar no radar de profissionais e empresas atentos à inovação.
Em um cenário onde o uso de dados é estratégico, mas a privacidade é inegociável, a Gretel se posiciona como uma solução de ponta.
A ferramenta cria informações geradas artificialmente, mas que seguem padrões reais permitindo que empresas analisem e testem cenários sem comprometer dados sensíveis de clientes.
A aplicação é especialmente relevante para setores como financeiro, saúde e tecnologia, que lidam com dados confidenciais diariamente. Em vez de mascarar informações, a Gretel permite trabalhar com um “gêmeo digital” dos dados reais.
No mundo do desenvolvimento de software, o tempo gasto com testes pode se transformar em gargalo. O Functionize resolve esse problema com inteligência artificial aplicada à automação de testes de aplicações web.
A ferramenta permite criar, executar e analisar testes de forma muito mais ágil, com algoritmos que aprendem com o comportamento da aplicação e ajustam os testes automaticamente.
Essa capacidade de adaptação é especialmente útil em ciclos ágeis de desenvolvimento, onde mudanças constantes exigem testes rápidos e confiáveis.
Com cada vez mais conteúdos digitais sendo produzidos, a qualidade visual tornou-se um diferencial competitivo.
O Let’s Enhance resolve um dos problemas mais comuns entre profissionais de marketing, design e conteúdo: transformar imagens de baixa resolução em arquivos prontos para uso profissional — e tudo isso sem perder qualidade.
A IA por trás da plataforma utiliza algoritmos avançados para interpretar e aprimorar detalhes, gerando imagens mais nítidas e adequadas para peças publicitárias, redes sociais ou sites.
O uso da ferramenta permite maior liberdade criativa e independência técnica, já que não é necessário recorrer a bancos de imagens ou reedições complexas.
Designs eficazes nascem de decisões baseadas em dados — e não em achismos. O VisualEyes é uma plataforma que utiliza IA para prever como os usuários vão interagir visualmente com uma interface antes mesmo de ela ser lançada.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.
As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.