Carreira

Quem segue estas 4 regras simples evita gafes no trabalho

Confira as atitudes básicas que facilitam, e muito, a convivência no escritório e diminuem as chances de conflitos profissionais, segundo especialista


	Gafes: pequenas atitudes podem trazer problemas nas relações de trabalho
 (Getty Images)

Gafes: pequenas atitudes podem trazer problemas nas relações de trabalho (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 24 de maio de 2014 às 06h00.

São Paulo - Pode até parecer bobagem, mas cometer gafes no trabalho é algo que vai minando as relações com chefes e colegas e pode, sim, prejudicar a sua reputação profissional.

É o que afirma Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers. E isto faz sentido em um cenário em que as pessoas são contratadas por sua competência técnica e demitidas por suas deficiências comportamentais.

De acordo com ela, quem segue algumas regras básicas evita grande parte das gafes. Veja quais são:

1 Observação do ambiente

Observar antes de agir é essencial para não ganhar fama de “o chato do escritório”. Segundo Madalena, muitas gafes ocorrem por falta de atenção ao ambiente.

Comentários, risadas e piadas fora de hora, interrupções desnecessárias, trocar nomes de colegas são, muitas vezes, resultado de pouca observação. Esteja atento.

2 Familiaridade com a cultura da empresa

Há lugares em que o acesso aos chefões é livre. Por outro lado, há empresas em que a hierarquia deve ser estritamente respeitada e ir direto à sala do diretor, sem antes falar com o gerente, pode ser uma atitude mal interpretada.

Existem empresas em que o dress code é totalmente informal. Mas existem organizações em que a roupa é bastante observado.

Estes são apenas dois aspectos variáveis de um ambiente a outro e que fazem parte da cultura das empresas. Para quem considera um mistério a cultura do seu local de trabalho, existem maneiras fáceis de descobri-la.

3 Comunicação objetiva

A habilidade de comunicação tem sido uma característica muito valorizada pelas empresas. E objetividade é essencial.
Nada mais irritante do que profissionais que falam demais, que abusam de “achismos”.

“É preciso saber se colocar e ter conhecimento do assunto antes de falar”, diz Madalena. Ouça mais e espere ter certeza antes de falar.“Se a pessoa não tem conhecimento do assunto é melhor dizer que prefere pesquisa antes de falar”, diz Madalena.

4 Cordialidade

Postura cordial é fundamental, sempre, segundo a especialista. Disposição para ajudar os colegas e atitude respeitosa evitam mais problemas de relacionamento do que você imagina.

“Educação vem em primeiro lugar”, afirma Madalena.Trate colegas, subordinados, chefes e clientes como gostaria de ser tratado.

Postura corporal também deve receber atenção já que pode denunciar seus pensamentos. Por exemplo: ficar “jogado” na cadeira e com o rosto apoiado pela mão durante uma reunião são claros sinais da falta de vontade de estar ali. E, provavelmente, quem está falando vai perceber isso.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosgestao-de-negociosConflitos profissionaisEtiqueta no trabalhoReputação de empresas

Mais de Carreira

'Continuo apaixonado pelo jogo, mas preparado para o futuro como empresário', diz astro da NFL

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês (mesmo sem ser fluente)

Essas são três frases tóxicas que os melhores líderes nunca devem usar

10 profissões que pagam mais de US$ 100 mil por ano e não exigem diploma universitário