Inteligência artificial é capaz de analisar grandes volumes de dados prever demanda futura por produtos e serviços (Getty Images/Getty Images)
Redatora
Publicado em 14 de agosto de 2025 às 15h28.
No mundo dos prompts para ChatGPT, Claude e outras ferramentas de IA, pequenos detalhes podem mudar a qualidade da resposta. Algumas palavras, mesmo parecendo inofensivas, fazem o chatbot adotar um tom genérico, raso e até “preguiçoso”, diminuindo seu potencial criativo e analítico.
A seguir, você vai conhecer 10 termos para evitar e as alternativas mais eficazes para transformar qualquer prompt.
Palavras vagas ou pouco direcionadas enviam à IA um sinal de que qualquer resposta serve. O modelo vai buscar o caminho mais curto, e isso pode significar respostas superficiais, repetitivas ou sem contextualização.
Já expressões mais específicas indicam o formato, a profundidade e a função do conteúdo esperado, ajudando a IA a entregar algo mais útil.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.
As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.