(Malte Mueller/Getty Images)
Redatora
Publicado em 21 de maio de 2025 às 11h49.
Em um cenário onde a corrida por eficiência e produtividade com o uso da inteligência artificial domina as estratégias de crescimento, um ativo importante corre o risco de ser negligenciado: a saúde mental.
Longe de ser apenas uma preocupação individual, ela tem impacto direto nos resultados financeiros, na produtividade e na cultura organizacional. As informações foram retiradas da Inc.
O tema se conecta diretamente com o papel estratégico dos líderes empresariais. São eles que criam o ambiente — ou o bloqueiam — para que temas sensíveis como saúde mental possam ser discutidos sem estigma.
Gestores bem preparados, com empatia e atenção genuína às suas equipes, estão mais aptos a identificar sinais de sofrimento, evitar ruídos de comunicação e prevenir crises que podem comprometer o desempenho coletivo.
Investir na saúde mental não é apenas um gesto humanitário. É uma decisão inteligente de negócios.
Problemas não endereçados levam a uma queda de moral, redução da colaboração, baixa produtividade e, em última instância, prejuízos financeiros.
E quando quem está em sofrimento é justamente o fundador ou o sócio da empresa, o impacto se alastra por toda a operação, gerando incerteza e temor entre os colaboradores.
Quatro ações práticas para líderes que desejam, de fato, promover um ambiente mais saudável e produtivo, são:
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.