(Foto/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 19 de maio de 2025 às 09h44.
Líderes atentos têm buscado um certo tipo de sinal: o comportamento. Cada vez mais, os grandes gestores escolhem quem entra — e permanece — em suas equipes não apenas por habilidades técnicas, mas por atitudes que moldam culturas organizacionais sólidas.
A mudança é silenciosa, mas profunda: o que realmente separa os bons profissionais dos excelentes são as habilidades comportamentais.
A lógica é simples: competências técnicas são pré-requisitos; comportamento, o diferencial. E mais: em ambientes que exigem colaboração, agilidade e inovação, a falta de habilidades emocionais e sociais pode custar caro.
O conhecimento de um colaborador tóxico, por exemplo, dificilmente é acessado, porque as pessoas tendem a evitar o contato. O impacto é direto na produtividade da equipe.
Por isso, líderes de alta performance passaram a valorizar, ainda no processo seletivo, sinais de autoconsciência, inteligência emocional, adaptabilidade e ética. Antes de verificar o que o candidato sabe fazer, perguntam-se como ele se comporta diante de pressões, conflitos e feedbacks.
A lição mais valiosa para quem ocupa cargos de liderança é que esse olhar vai além da porta de entrada.
Bons líderes entendem que, ao contratar por comportamento, abrem caminho para formar novos líderes — não apenas mais executores. Por isso, também é papel da liderança investir no desenvolvimento comportamental de quem já está dentro da equipe.
Observar atitudes, dar feedbacks construtivos, reforçar comportamentos desejados e promover aqueles que modelam a cultura são práticas essenciais. Quando líderes contratam, desenvolvem e recompensam pessoas com base no comportamento criam times que se sustentam mesmo diante de adversidades.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.