São Paulo – Com a promoção a um cargo de gestão vem junto a insegurança a respeito das novas atividades demandadas pela posição.
    “Por não saber o que deve ser feito, são frequentes os casos de pessoas que, para se sentirem seguras, apostam naquilo que já sabem executar”, diz a coach executiva Eva Hirsch Pontes.
    Assim, está armado o cenário que leva muitos profissionais reclamarem de seus chefes: em vez de ensinar, desenvolver e delegar, ele compete com a sua equipe fazendo o mesmo trabalho dela.
    “Um erro mortal para um chefe é achar que só existe um jeito certo de fazer uma tarefa: o dele”, diz a coach executiva.
    Ao deixar de delegar ele cria uma limitação para o próprio crescimento, afirma Eva. De acordo com ela, ainda assim há gestores que insistem em “manter o olhar no próprio umbigo”.
    Confira alguns conselhos da especialista para não cair nesta armadilha:
    1. Compreenda quais são as novas habilidades exigidas. “Na medida em que a pessoa cresce na carreira vai deixando de ser operacional e assumindo atividades estratégicas”. Ser um líder é entender que os resultados são alcançados por meio da equipe.
    2. “Delegar tarefas é uma das maneiras de desenvolver pessoas”, diz Eva. Saber qual o talento de cada um é o primeiro passo para decidir quem faz o quê.
    3. O propósito das atividades quem deve dar é o chefe. “É dele a visão do todo”, diz Eva. Deixe claro o que é esperado de cada uma das pessoas da equipe.
    4. Passou uma tarefa? Faça o alinhamento. “Peça para o seu subordinado repetir o que entendeu que precisa fazer”, diz Eva. Há quem pule essa parte e o risco envolve retrabalho, perdas e frustrações.
    5. Combine como vai ser o monitoramento das atividades. Isso inclui a frequência da verificação do andamento do projeto. Perguntar a toda hora se a tarefa foi feita é chato e estressante para o subordinado.
    6. Oferecer apoio em caso de dúvida dá segurança à equipe.
    7. Reconhecer o esforço e o mérito das pessoas envolvidas é essencial. Mas, para isso, é preciso saber o que significa ser reconhecido para cada um dos subordinados, segundo a coach executiva. 
                  - 
                    1. Um manual para entender o chefe
                    zoom_out_map
                    
1/14  (Divulgação Chicago Booth)
	São Paulo – Um dia, ele diz uma coisa. No outro, desdiz. Às vezes, beira à tirania – na sua visão -, em outras, banca o melhor amigo. Em um cenário assim, admita: é difícil entender seu 
chefe. 	
	Mesmo para quem não é liderado por uma pessoa inconstante, a capacidade de sempre compreender as decisões e 
atitudes da chefia é um privilégio de poucos. Na maior parte do tempo e para a maioria dos mortais, o chefe se apresenta como um enigma ou um quebra-cabeça a ser desvendado. E as conversas do café estão aí para provar. 	
	Pensando nisso, selecionamos alguns 
livros que podem ajudar a juntar as peças para compreendê-lo e, consequentemente, melhorar o relacionamento entre ambos.	
	Mas, para que isso aconteça, são necessários três passos: primeiro, conhecer a si mesmo; depois, estar disposto a treinar um olhar atento ao seu superior e, por fim, a abertura para se adequar. 
 
                
                  - 
                    2. Steve Jobs
                    zoom_out_map
                    
2/14  (Divulgação)
	A biografia do fundador da Apple e Pixar revela que, antes de tudo, seu chefe também é humano. “O líder tem altos e baixos emocionais, é alguém de carne e osso”, diz Fátima Motta, da F&M Consultores. Ter isso em mente, pode ser fundamental para fundamentar uma boa relação com ele. 
	
	Steve Jobs
	Walter Isaacson
 
                
                  - 
                    3. O diabo veste Prada
                    zoom_out_map
                    
3/14  (Divulgação)
	O livro que inspirou o filme traz detalhes da relação da recém-formada Andrea Sachs com a (quase tirana) Miranda Priestly. “A jovem consegue entender os objetivos e a visão da líder e se adapta a eles”, diz Fátima. Por outro lado, “quando ela percebe que os valores dela não têm relação com os da líder, ela rompe”, completa. 
	
	O diabo veste Prada
	Lauren Weisberger
 
                
                  - 
                    4. O último lugar da Terra
                    zoom_out_map
                    
4/14  (Divulgação)
	O que determina o sucesso de uma equipe? Os recursos financeiros ou uma boa liderança? O livro “O último lugar da Terra” prova que a resposta está na segunda opção.	A trama gira em torno da disputa entre o oficial da marinha britânica Robert Falcon Scott e o norueguês Roald Amundsen pelo desbravamento do Polo Sul. O último, com uma equipe menor e menos recursos, chegou 34 dias antes.	“Mostra como um líder consegue influenciar a equipe para que todos cheguem onde precisam chegar”, diz Fátima.	O último lugar da Terra - A competição entre Scott e Amundsen pela conquista
	Roland Huntford
	 
 
                
                  - 
                    5. Um Gato de Rua Chamado Bob
                    zoom_out_map
                    
5/14  (Divulgação)
	O livro narra a história (verídica) de um ex-morador de rua e sua relação com um gato. “Em uma relação de líder e liderado, ambos precisam entender um ao outro. Mas é fundamental que os dois estejam abertos para isso”, diz Fátima. 
	
	Um Gato de Rua Chamado Bob - A História da Amizade Entre Um Homem e Seu Gato
	James Bowen
	 
 
                
                  - 
                    6. A vida de um homem
                    zoom_out_map
                    
6/14  (Divulgação)
	“A biografia de Francisco de Assis mostra que todo líder tem conflitos para enfrentar”, diz Fátima. Mas não só. Olhar a vida do frade ensina o quanto a causa ou o propósito molda as ações de cada um – líderes inclusive. Identificar o que move seu chefe também  é uma boa coordenada para compreendê-lo. 
	
	A vida de um homem
	Chiara Frugoni
 
                
                  - 
                    7. Como se tornar o ótimo chefe
                    zoom_out_map
                    
7/14  (Divulgação)
	Este livro traz uma descrição completa de como o chefe ideal age. A razão da presença dele nesta lista não é para você arrumar mais argumentos para lamentar quem está acima de você na hierarquia. Ao contrário. 
	
	“Ao ver a teoria de como um chefe deve se comportar, você consegue entender quais atributos são de chefe”, diz a coach Marie-Josette Brauer. “Aí, você tem que ter plasticidade e resiliência para se adaptar sem querer mudar o cara”. 
	
	Como se tornar o ótimo chefe
	Jill Geisler 
 
                
                  - 
                    8. A Visão Gestadora - A Visão em Teia
                    zoom_out_map
                    
8/14  (Divulgação)
	Tudo tem uma origem. E a partir da investigação disso, é possível compreender e se relacionar melhor com os outros. Esta é a base da obra “A visão gestadora”. “É um livro que fala sobre como nós gestamos a nossa forma de pensar e ser”, diz Fátima Motta, da F&M Consultores. “A partir do momento que presto atenção na forma como meu líder age ou pensa, eu consigo entender como ele gesta”. 
	
	Mas não só. “Você não pode olhar para a palmeira e esquecer que tem uma semente que a gerou”, continua a especialista. “Eu preciso olhar o meu líder e entender que ele é minha origem mais próxima. É ele quem nutre, orienta e sustenta o liderado. Sem este conhecimento de origem, fica muito difícil aceitar a origem como ela é”. 
	
	A Visão Gestadora - A Visão em Teia
	Ramy Arany
	 
 
                
                  - 
                    9. Poder e Amor
                    zoom_out_map
                    
9/14  (Divulgação)
	Uma outra maneira de enxergar seu chefe é identificar como ele age diante dos impulsos de poder, autorrealização, necessidade de pertencimento, amor e colaboração. O livro lança uma análise sobre estes aspectos com base na experiência do autor. A indicação é de Fátima Motta. 
	
	Poder e Amor
	Adam Kahane
	 
 
                
                  - 
                    10. O corpo fala nos negócios
                    zoom_out_map
                    
10/14  (Divulgação)
	Um dos clássicos da literatura de comportamento profissional também pode ser útil para tentar entender o que está por trás da postura do seu chefe. “As pessoas, geralmente, não têm esta noção. Elas não olham para outra. Não conseguem entender, nem transmitir”, diz Mariá-Josette. 
	
	O Corpo Fala Nos Negócios 
	Adrian Furnhan E Eugeniya Petrova 
 
                
                  - 
                    11. Elementos de Comportamento Organizacional
                    zoom_out_map
                    
11/14  (Divulgação)
	Este é outro livro para entender, em detalhes, como uma empresa deve ser – e o papel de cada um nesta estrutura. “Se você tiver uma noção maior e mais ampla do que se espera de uma organização, você vai ver que, de um lado, também é difícil para seu chefe”, diz Marie- Josette. 
	
	Elementos de Comportamento Organizacional
	James Bowditch
	 
 
                
                  - 
                    12. Competindo pelo futuro
                    zoom_out_map
                    
12/14  (Divulgação)
	Quem ocupa um cargo de chefia, geralmente, deve tomar decisões hoje visando ao futuro que se delineia a cada passo dado. Ter uma noção clara disso pode ajudar você a entender a razão para algumas das atitudes do seu chefe hoje. “As empresas só conseguem sobreviver se se tornarem cada vez mais competitivas e abertas à inovação”, diz Marie-Josette. 
	
	Competindo pelo futuro
	Gary Hamel, C K Prahalab 
	 
 
                
                  - 
                    13. Consiga o que você quer
                    zoom_out_map
                    
13/14  (Divulgação)
	Escrito por um professor da Wharton Business School, o livro é um manual de negociação estratégica - algo essencial para o relacionamento saudável com a chefia. "Primeiro, você entende a si mesmo, depois, seu chefe. Aí, você monta a sua estratégia", ensina Marie-Josette. 
	
	Consiga o que você quer
	Stuart Diamond
 
                
                  - 
                    14. Agora, uma seleção para ser mais inovador
                    zoom_out_map
                    
14/14  (Getty Images)