(Kiyoshi Hijiki/Getty Images)
Redatora
Publicado em 12 de maio de 2025 às 11h24.
Em grandes empresas, como o Google, a produtividade é tratada com seriedade e acompanhada de profissionais dedicados exclusivamente a melhorar o rendimento de times e executivos.
Laura Mae Martin, consultora executiva de produtividade da gigante de tecnologia, é uma dessas profissionais — e sua abordagem para enfrentar a procrastinação vem chamando atenção por sua simplicidade. As informações foram retiradas da CNBC.
A ideia é separar o começo da execução — e vencer a barreira inicial que costuma travar muitos profissionais diante de grandes responsabilidades. A técnica, segundo Martin, pode ser aplicada em apenas cinco minutos e consiste em se perguntar:
”Se eu fosse assistente de alguém e quisesse que meu chefe terminasse isso amanhã, o que eu faria para empurrá-lo gentilmente e tornar isso mais fácil?”
A especialista conta que usa o método tanto no ambiente corporativo quanto em tarefas pessoais.
Embora o conselho pareça trivial, sua aplicação sistemática pode alterar significativamente a performance dos líderes e suas equipes.
Em cargos de gestão, onde a sobrecarga de decisões é constante e o tempo escasso, métodos como esse funcionam como mecanismos de proteção contra o desgaste mental e emocional.
A dica de Martin revela uma verdade estratégica sobre liderança moderna: mais do que tomar decisões complexas, o gestor eficaz é aquele que domina técnicas de organização pessoal, cria modelos replicáveis e antecipa obstáculos.
Liderar, nesse contexto, é ser capaz de gerenciar não apenas os outros, mas a si mesmo — e isso inclui reconhecer os limites da própria energia.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.