Carreira

Estas três perguntas vão testar sua inteligência emocional

Como está sua inteligência emocional? Com três perguntas, é possível refletir a influência que as emoções têm em você

Desenvolver a inteligência emocional (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Desenvolver a inteligência emocional (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 30 de julho de 2021 às 17h56.

Última atualização em 3 de agosto de 2021 às 19h23.

No mercado de trabalho, a inteligência emocional se tornou um indicador mais certeiro do sucesso profissional do que o famoso QI (Quociente de Inteligência).

Ter a inteligência para entender e controlar suas emoções é uma capacidade útil para todos os aspectos da vida.

Afinal, nossas emoções estão com a gente a todo momento, mas se tornam mais intensas nos momentos mais decisivos: na entrevista de emprego, na prova de vestibular, em reuniões ou discussões de projetos.

“A gente entende hoje que a inteligência emocional é conseguir entender como estou me sentido e gerenciar as emoções para que elas não se virem contra você. Quem nunca falou sem pensar e depois se arrependeu. Pode ser um sinal que faltou inteligência emocional”, fala Sabrina Mello, fonoaudióloga e especialista em comunicação e práticas de comunicação não-violenta.

O tema é uma de suas especialidades e um dos conhecimentos que ela ensina durante o curso Women Empowerment Program (WEP), o curso do Fin4she em parceria com a Exame Academy.

No episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos, ela dá uma boa notícia: é possível desenvolver sua inteligência emocional.

Para ela, a chave é ter uma atenção especial para suas emoções. Uma forma simples de fazer isso é respondendo três questões:

  • O seu pavio é muito curto?

“Reflita sobre isso. Tudo te irrita e te estressa? Você vê e já está reagindo? Na inteligência emocional de alto nível, as pessoas não são reativas, elas agem. Tem uma diferença entre o reagir e o agir. O segundo tem muito mais sabedoria”, diz a especialista.

  • Sua crise emocional é muito profunda?

“Todos ficamos tristes. A grande questão da inteligência emocional é quanto tempo dura a tristeza. Se é muito tempo e muita tristeza, isso é algo para se questionar”.

  • Você demora muito tempo para regular suas emoções?

“Se eu percebo que estou começando a falar rápido, parece que estou nervosa. Todos percebem a emoção aparecendo em mim. Eu posso começar a respirar e controlar. Alguns podem pedir pra parar, não conseguem dar sequência por não conseguir se autorregular. O medo toma conta da pessoa”.

Se sua resposta é sim para a maioria dessas perguntas, está na hora de trabalhar sua inteligência emocional. Confira o episódio completo do podcast para uma dica do que você pode começar a fazer sozinho:

Sua jornada de empoderamento 

Com ampla experiência de vida e profissional, a Sabrina Mello é uma das professores do curso Woman Empowerment Program (WEP) da Exame Academy junto com a Fin4she. 

O curso promove encontros para ensinar mulheres (e homens também) sobre protagonismo, eneagrama, storytelling, autoconhecimento, comunicação e muito mais.  

Para quer desenvolver essas habilidades, o curso WEP está com inscrições abertas para a próxima turma até o final de julho. Serão encontros online e ao vivo em agosto com carga horária de 9 horas. Ainda dá tempo de se inscrever para as próximas turmas, confira mais aqui. 

Quais são as grandes tendências do mercado de trabalho? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência emocionalPodcastsexame-academyEXAME-Academy-no-Instagram

Mais de Carreira

Com 21 anos, ele criou um projeto que leva médicos para áreas remotas no Brasil

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira