E essa é só uma das novas profissões que a inteligência artificial está começando a criar.
Profissionais de finanças viram tutores de inteligência artificial (ANGELA WEISS/AFP/Getty Images)
Redatora
Publicado em 10 de novembro de 2025 às 05h30.
Empresas que treinam inteligência artificial estão pagando até US$ 150 por hora para que profissionais de Wall Street ensinem seus modelos a pensar como um analista, um banqueiro de investimentos ou até um CFO. As informações foram retiradas de Business Insider.
O mercado de IA generativa vive o que especialistas chamam de era do “shadowing”: uma fase em que os modelos ainda não substituem humanos, mas observam, aprendem e refinam seu desempenho com base na expertise de quem domina o campo.
Quando o assunto é finanças, essa expertise é difícil de encontrar e valiosa.
Por isso, empresas como Mercor, Outlier (da Scale AI), Alignerrr e xAI, de Elon Musk, estão recorrendo a quem realmente entende do assunto.
A lógica é simples: para que um modelo de linguagem compreenda contextos financeiros sofisticados, como valuation, modelagem, alavancagem, estrutura de capital ou decisões de portfólio, é preciso ir além dos dados públicos. É preciso alguém que já viveu isso.
O perfil dos contratados é diverso: pode ser um profissional demitido em 2024, em busca de renda extra; um executivo em transição; ou alguém como “Matt”, ex-banqueiro do Bank of America e ex-investidor na Clayton Dubilier & Rice, que hoje usa sua bagagem como MBA em Wharton para treinar modelos da Mercor.
“Entrei na plataforma esperando melhorar um pouco a minha situação financeira no curto prazo. Em vez disso, estou ajudando a construir o que vem pela frente”, diz Matt em vídeo publicado pela empresa no LinkedIn.
Além da remuneração, há um ponto estratégico: os profissionais que hoje treinam a IA podem ser os mais preparados para liderá-la amanhã.
Entender os bastidores de como esses sistemas aprendem e operam pode ser a diferença entre ser substituído por um algoritmo ou ser promovido para gerenciá-lo.
No cruzamento entre conhecimento técnico e inovação, nasce uma nova rota de carreira onde quem já foi chamado de “analista sênior” agora pode ser chamado de tutor da inteligência artificial.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL