Casual

5 programas incríveis sobre comida e culinária para assistir em casa

De receitas a dicas de viagem, esses programas sobre comida prometem deixar você mais inteligente — e faminto

The Chef Show: um dos ótimos programas culinários na Netflix (Netflix/Divulgação)

The Chef Show: um dos ótimos programas culinários na Netflix (Netflix/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 23 de maio de 2020 às 07h00.

Última atualização em 19 de agosto de 2020 às 11h52.

A quarentena revelou, para muitas famílias, a necessidade de aprender a cozinhar ou a de cozinhar mais em casa, trocando os restaurantes e o delivery pela comida caseira. Com essa necessidade, veio a curiosidade por entender mais sobre culinária e o mundo da gastronomia.

Na Netflix, cinco programas trazem abordagens diferentes, mas todas eficientes, diante da comida. Os programas misturam história dos alimentos, dicas de viagem, reflexões sobre gastronomia, história e sociedade e, claro, ideias de receitas e pratos. Ver essas séries é garantia de sair com apetite e inspiração do sofá.

Confira a seleção de EXAME:

Ugly Delicious

Com duas temporadas na Netflix, o dono do programa "Ugly Delicious" é o badalado chef americano da nova geração David Chang. Filho de coreanos, Chang criou uma série de restaurantes de sucesso nos EUA, dos mais casuais aos de alta gastronomia, como o Momofuku Noodle Bar, o Milk Bar e o Momofuku Ko, sendo este último um restaurante com duas estrelas Michelin. Foi o seu estabelecimento especializado em noodles, aberto em 2004 no East Village nova-iorquino, que levou Chang à fama.

Em cada um dos episódios de 50 minutos, Chang conta com a ajuda de convidados, amigos e familiares para refletir sobre um ingrediente ou prato específico. O seriado já abordou, por exemplo, pizza, comida chinesa, churrasco, frango frito e curry. Mais do que explorar receitas e sabores e visitar restaurantes pelo mundo, o programa consegue trazer reflexões profundas sobre tudo o que gira em torno da comida, de história e sociologia até cultura e economia.

Série "Ugly Delicious", na Netflix

Série "Ugly Delicious", na Netflix (Netflix/Reprodução)

The Chef Show

O ator, diretor e produtor Jon Favreau fez sucesso no cinema dirigindo os dois primeiros filmes "Homem de Ferro" e servindo de produtor-executivo de outras produções da Marvel Studios. Mais recentemente, dirigiu a adaptação live-action de "O Rei Leão". Mas cinema não é a única paixão de Favreau. A gastronomia também está em seu sangue. Ele deixou isso claro com o filme "Chef", de 2014, onde escreveu, dirigiu e atuou. No papel de Carl Casper, um chef que decide abrir um food truck após ser demitido, ele atuou ao lado de seus amigos de Marvel, como Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.

O filme deu uma ideia para Favreau: criar o "The Chef Show", apresentado ao lado do chef Roy Choi, um dos pioneiros dos food trucks em Los Angeles. A dupla mistura ótimas receitas, conversas entre amigos e cultura pop para explorar vários aspectos da cozinha casual e também da alta gastronomia. Há epísódios na Califórnia, Austin, Atlanta e Las Vegas, por exemplo, com convidados como Gwyneth Paltrow, Robert Rodriguez e Seth Rogen. No menu, churrasco, tacos, legumes, frutos do mar, carne de porco e muito mais.

Série "The Chef Show", na Netflix (Netflix/Divulgação)

Somebody Feed Phil

O apresentador Phil Rosenthal fez sucesso como criador da série "Everybody Loves Raymond" (1996-2005), uma das comédias de maior sucesso nos EUA. Após o fim do programa, Phil seguiu sua paixão pela gastronomia. Em duas temporadas (com a terceira a caminho), "Somebody Feed Phil" mistura dicas de viagem com comida e ótimas visitas a bares e restaurantes ao redor do mundo.

Cada episódio foca em uma cidade, como Veneza, Buenos Aires, Nova York, Saigon e Tel Aviv. As dicas culturais levam às dicas gastronômicas e vice-e-versa. Em cada país, Phil usa do seu bom humor para ótimas entrevistas e visitas, da comida de rua mais simples e tradicional aos restaurantes mais chiques, passando por pratos que contam a história local e apontam as novidades para o século 21.

Somebody Feed Phil, na Netflix

Somebody Feed Phil, na Netflix (Netflix/Divulgação)

Street Food - Ásia

A comida de rua é palco de alguns dos sabores mais tradicionais e surpreendentes do mundo. Engana-se quem acha que somente em um restaurante com estrela Michelin se encontrará as melhores receitas. A série documental "Street Food", de David Gelb, explora a história de alguns dos maiores nomes da comida de rua, seja um pequeno restaurante na beira da calçada, seja uma barraca ou food truck na rua.

A primeira temporada traz somente cidades asiáticas (continente, aliás, responsável pela origem da comida de rua e seu sucesso), como Bangkok, Osaka, Ho Chi Minh e Seul. Com belas imagens, os episódios mostram a perfeição dos pratos e a história por trás dos grandes cozinheiros, como a lenda Supinya Junsuta, rainha da comida de rua tailandesa.

Série Street Food, na Netflix

Série Street Food, na Netflix (Netflix/Divulgação)

Sal, Gordura, Acidez e Calor

O título da série resume os quatro ingredientes que para a chef americana Samin Nosrat compõem a boa cozinha. Com esses quatro, tudo é possível. Nosrat fez sucesso ao lançar seu livro "Salt Fat Acid Heat" em 2017, um best-seller do The New York Times. A partir do livro, a Netflix criou a série em quatro capítulos, cada um explorando um dos ingredientes.

A chef viaja pelo mundo para conhecer quais os pratos feitos e os sabores possíveis a partir de cada um dos elementos. Na Itália, por exemplo, ela estuda o azeite de oliva, o queijo e a carne. No Japão, é a vez de conhecer o molho de soja e o missô.

Série "Sal Gordura, Acidez e Calor", na Netflix

Série "Sal Gordura, Acidez e Calor", na Netflix (Netflix/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:NetflixRestaurantesSériesGastronomia

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos