Casual

"50 Best" leiloa experiências gastronômicas inéditas para ajudar setor

O influente ranking britânico cancelou neste ano a premiação dos melhores restaurantes do planeta devido à pandemia de covid-19

O chef Mauro Colagreco: no total, mais de 130 lotes serão vendidos entre os dias 3 e 12 de julho (Foto/Getty Images)

O chef Mauro Colagreco: no total, mais de 130 lotes serão vendidos entre os dias 3 e 12 de julho (Foto/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de julho de 2020 às 18h40.

Última atualização em 2 de julho de 2020 às 23h39.

"Minha esposa me vende por 24 horas", brinca Mauro Colagreco. Passar um dia com o chef argentino no "melhor restaurante do mundo" é uma das experiências gastronômicas a ser leiloadas pela lista "50 Best" em benefício de estabelecimentos em apuros devido à crise do coronavírus.

O influente ranking britânico cancelou neste ano a premiação dos melhores restaurantes do planeta devido à pandemia de covid-19, que atingiu o setor com força, e decidiu lançar uma campanha de arrecadação de fundos.

No total, mais de 130 lotes serão vendidos entre os dias 3 e 12 de julho, disse à AFP Hélène Pietrini, diretora da World 50 Best.

Vários grandes chefs responderam ao apelo, como Colagreco, que, além de passar um dia em sua companhia e jantar em seu "Mirazur" em Menton, na Riviera Francesa, oferece plantar uma árvore em seu pomar, com o nome da pessoa em questão.

"Seus filhos poderão admirá-lo", afirma o argentino que, após o confinamento, propõe cardápios de acordo com as fases da Lua em seu restaurante, que lidera a "50 Best."

Também na França, o famoso chef Alain Ducasse leiloará um ágape em seu restaurante parisiense Plaza Athenée, com três estrelas Michelin.

Na Espanha é oferecido um lote para jantar em três dos melhores restaurantes bascos: o Asador Etxebarri, o Azurmendi e o Nerua, no Museu Guggenheim em Bilbau.

El Celler de Can Roca, de Gerona (leste), que já foi o número 1 do mundo na lista "50 Best", também faz parte de um lote que inclui uma experiência gastronômica no "Tickets" de Barcelona e ingressos para assistir a uma partida de futebol do F.C Barcelona.

Na América Latina, os destaques incluem um pacote de cinco dias para viajar para Lima e Cusco e provar os preparativos dos chefs Virgilio Martínez e Pía León, além de um tour gastronômico de três dias em São Paulo com uma refeição na A casa do Porco como ponto principal.

O preço inicial dos lotes a ser leiloados varia entre menos de 1.000 dólares a várias dezenas de milhares de dólares para "experiências de vários dias, com voos incluídos."

Os fundos arrecadados serão distribuídos entre os restaurantes que solicitarem. Será dada prioridade a estabelecimentos eco-responsáveis em países cujos governos não aprovaram ajuda específica para esse setor, que foi severamente afetado pela pandemia e seu subsequente confinamento, o que forçou o fechamento por vários meses.

Acompanhe tudo sobre:Gastronomia

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos