Casual

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Dos animais à brisa do mar, as novas joias da Pandora são inspiradas nos dias de verão

Brincos argola dupla de ouro orgânico e aro aberto: 2.319 reais (Pandora/Divulgação)

Brincos argola dupla de ouro orgânico e aro aberto: 2.319 reais (Pandora/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 21 de julho de 2025 às 07h37.

Tudo sobreJoias
Saiba mais

A natureza segue como a grande inspiração para as joalherias em 2025. Para a Pandora, os elementos do mar aparecem para adornar o corpo em diferentes tamanhos e formas. A coleção Essence apresenta alguns dos tesouros escondidos do oceano, como as pérolas, que aparecem em colares, anéis e braceletes. O vento também aparece como inspiração para a coleção, com peças com texturas torcidas e onduladas.

“Nosso objetivo foi capturar a sensação de liberdade, não apenas na história e no design, mas nas profundas conexões emocionais que ela evoca”, dizem Filippo Ficarelli e Francesco Terzo, diretores criativos da Pandora.

“As formas, os materiais e as texturas são inspirados no mundo natural, no movimento da água, na suavidade da areia e na forma como o vento molda a costa, elementos de design que você verá em toda a nossa coleção. Embora cada coleção se destaque individualmente, elas se unem como um todo coeso. Essa abordagem não apenas destaca a inovação do produto, mas também tece uma narrativa unificada.”

Outros elementos marinhos, feitos de pedras artificiais e vidro de Murano, também ganham formas de estrelas-do-mar, conchas, peixes e corais em míni-charms pendentes, brincos, braceletes e colares nas coleções Me e Moments.

“A história que estamos contando é uma história de liberdade. A liberdade de ser, de explorar e de expressar a individualidade. Essas coleções convidam a descobrir um mundo além do cotidiano, onde a beleza da natureza e a sensação de fuga ganham vida em cada detalhe. Há um ar de sonho e sensua­lidade nessas coleções, que incentivam a sentir os prazeres suaves e táteis do verão”, afirmam Ficarelli e Terzo.


O Ano da Serpente

Um dos símbolos mais conhecidos da Bvlgari, a serpente ganha diferentes formas em novas coleções

Anel Serpenti Infinito: preço sob consulta (Bvlgari/Divulgação)

A serpente é um dos símbolos que caracterizam a Bvlgari há quase oito décadas. Em 2025, o Ano da Serpente para o calendário chinês, a joalheria romana não deixaria de homenagear uma de suas maiores inspirações de design.

A coleção Serpenti Infinito conta com 89 novas peças, entre colares, brincos, braceletes e anéis. Diferentes interpretações do réptil ganham adornos de ouro, diamantes e pedras preciosas. As criações para a linha Serpenti Viper, por exemplo, dão destaque às escamas do animal.

Já os quatro anéis Serpenti de alta joalheria, disponíveis apenas em butiques selecionadas em todo o mundo, são inspirados na coleção de alta joalheria da marca e feitos de ouro rosa com diamantes de vários tamanhos, além de contas de safira, rubi ou esmeralda no corpo e nos olhos combinando.


A joia da princesa

O passado e as plantas são as inspirações para recriar a coleção Grain de Café, originalmente desenhada por Jeanne Toussaint

Anel Grain de Café: 107.000 reais; e colar Grain de Café: 372.000 reais (Jeanne Toussaint/Divulgação)

Criada em 1938, a linha Grain de Café estava presente na coleção da princesa Grace de Mônaco e já ganhou reinterpretações em diferentes épocas. Agora a coleção que apresenta um dos grãos mais consumidos do mundo ganha uma nova versão com anéis, braceletes, colares, broches e brincos, todos com diamantes no eixo central, de onde as folhas de café de tamanhos variados se espalham.

Neste ano, a maison também relançou um colar de 1955, em homenagem à história criativa do Grain de Café e ao mundo de Jeanne Toussaint, criadora da coleção. “Grain de Café cria uma preciosidade brincando com a luz, acabamentos e volumes. O resultado é uma coleção versátil, com mais espírito. Um símbolo da liberdade criativa da Maison”, diz Marie-Laure Cérède, diretora criativa de joalheria e relojoaria.

Acompanhe tudo sobre:JoiasPandora JoiasBulgariCartier

Mais de Casual

Do casual a performance: 9 lançamentos de tênis em setembro

LVMH afirma que Giorgio Armani foi um 'exemplo de máxima elegância'

Os melhores bares do Brasil comandados por duplas de sucesso, segundo ranking EXAME Casual 2025

Giorgio Armani morre aos 91 anos