Casual

Angelina Jolie inaugura loja em prédio que pertenceu a Andy Warhol e Basquiat

A nova loja tem atendimento somente com hora marcada e vende roupas feitas com materiais vintage e antigos. O espaço conta com café, galeria de arte e ateliê

Angelina Jolie em frente ao Atelier Jolie, em Nova York. (MEGA/GC Images/Getty Images)

Angelina Jolie em frente ao Atelier Jolie, em Nova York. (MEGA/GC Images/Getty Images)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 15h02.

Nos anos 1970, quem passava pelo prédio número 57 na rua Great Jones, em Nova York, poderia encontrar Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Artistas que foram proprietários e fizeram no edifício de dois andares de casa e ateliê. Já em 2024, o mesmo endereço serve de espaço para o Atelier Jolie, nova boutique de Angelina Jolie.

Há dois anos, Angelina e sua filha Zahara escolheram prédio para abrigar a marca familiar.

A nova loja tem atendimento somente com hora marcada e vende roupas feitas com materiais vintage e antigos. O espaço conta com café, galeria de arte e ateliê.

A primeira colaboração da marca foi feita com a marca francesa Chloé. As peças da coleção cápsula são feitas a partir de materiais sustentáveis e os lucros serão destinados para capacitação de artesãos e alfaiates do ateliê.

"Poucas marcas de luxo são certificadas como empresas B. Foi importante para mim trabalhar com a Chloé, uma das primeiras marcas de luxo a ter o certificado. Sinta-se confortável e linda nesta coleção cápsula. Meus ganhos com esta colaboração serão investidos no estabelecimento de estágios para alfaiates e artesãos no Atelier Jolie”, publicou a atriz.

O espaço teve grande importância no desenvolvimento artístico de Basquiat, que morou de aluguel no espaço de Warhol. Na década de 1980, Basquiat produziu obras como “King Zulu” e “Riding With Death” no local.

Após a morte de Basquiat, artistas de rua passaram a cobrir a fachada do edifício com coroas e pela sigla SAMO, em homenagem ao pintor.

"É um privilégio estar neste espaço. Faremos o nosso melhor para respeitar e honrar o seu legado artístico com comunidade e criatividade. Espero ver vocês lá. As irmãs de Jean-Michel Basquiat, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveauxex, iluminam sua contribuição para a história da arte na exposição King Pleasure", publicou o ateliê ao divulgar a abertura do novo espaço.

Outros imóveis que perteceram a Andy Warhol

Do lado de fora, o prédio número 342 na Rua Bowery, em Nova York, pode parecer comum com os vizinhos, mas nas décadas passadas foi ocupado por Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat e outros artistas.

Em 2022, a construção de quatro andares foi à leilão.

Durante as décadas de 1970 e 1980, Jean-Michel Basquiat era conhecido por pintar no quintal, e o The Cramps costumava tocar no porão do prédio. Com apartamentos em estilo loft, o edifício tem lance inicial de 5,699 milhões de dólares.

Warhol comprou o número 342 da Rua Bowery e o número 57 da Great Jones Street em 1970 e conectou as propriedades através do quintal. Porém, após a morte de Warhol e Basquiat, os prédios voltaram para suas configurações originais.

À época, o primeiro andar era ocupado por um restaurante japonês e um estúdio de 61 metros quadrados. Os outros três andares estavam ocupados por um apartamento por andar, de 120 metros quadrados, com um quarto, banheiro e espaço para home office.

Acompanhe tudo sobre:LojasModa

Mais de Casual

Do casual a performance: 8 lançamentos de tênis em setembro

LVMH afirma que Giorgio Armani foi um 'exemplo de máxima elegância'

Os melhores bares do Brasil comandados por duplas de sucesso, segundo ranking EXAME Casual 2025

Giorgio Armani morre aos 91 anos