São Paulo - A comemoração dos 461 anos da cidade de São Paulo neste final de semana terá shows em várias regiões da capital, passeio de bicicleta pelos pontos turísticos da cidade e festival gastronômico com pratos a preços populares. A entrada para todos os eventos é gratuita.
Entre as atrações musicais, a região central da cidade recebe Jorge Ben amanhã (25), às 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na Avenida Santos Dumont, na região da Luz. A zona norte terá palco montado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, com a banda Planta e Raiz, o grupo Dead Fish e a banda Krisiun hoje (24). Amanhã, o show fica por conta de Leandro Lehart e do Baile do Simonal.
Hoje, a zona sul recebe, na Avenida do Arvoreiro, o cantor e compositor Odair José e a banda Ira!. Amanhã, a apresentação será do grupo Detentos do Rap e de Almir Guineto, criador do grupo Fundo de Quintal. Na zona leste, apresentam-se hoje Rafael Castro, The Dead Rocks, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Pitty, no Parque Linear Rio Verde. Amanhã tem Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, o grupo de rap De Menos Crime e a banda de reggae Tribo de Jah.
As comemorações na zona oeste serão no Largo da Batata, em Pinheiros, com a banda Patife Band, a cantora Alice Caymmi e a Dona Onete hoje. Amanhã é a vez da Nomade Orquestra, do grupo Metá Metá e da banda Nação Zumbi.
Um festival de rock com cinco palcos também anima os fãs do estilo, na Cidade Matarazzo. Apresentam-se a banda Ira!, a Urbana Legion - tributo à Legião Urbana, Dinho Ouro Preto e Preto Massa. No local, será montada uma praça de alimentação de food trucks, um espaço para DJ's, palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bike.
Além dos shows, a 10ª edição do passeio gratuito de trólebus levará os visitantes a conhecer os importantes pontos turísticos da capital. As saídas começam às 9h15, do Pateo do Collegio, e passará pelo Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé.
A Pedalada de Aniversário de São Paulo tem concentração amanhã, às 7h, em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Pontos turísticos, como o Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá fazem parte do roteiro. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.
Chefes de cozinha também organizam venda de pratos a preços populares, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15 e a entrada é gratuita. No menu estão a tradicional Paella à Marinera, paleta mexicana, bolinho de bacalhau, strogonoff especial com arroz e batata palha, lanche de pernil com molho de rapadura e lanche de carne louca.
O Memorial da América Latina participa das comemorações realizando a lavagem da mão de Oscar Niemeyer, a escultura do arquiteto carioca, que é símbolo da cidade. A cerimônia é inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), serão, ao todo, 15 eventos, distribuídos em 15 palcos, que contam com 22 geradores, 130 banheiros químicos, 530 grades, 270 barricadas e 50 tendas. A programação completa está disponível na internet.
-
1. Bem-Estar
zoom_out_map
1/20 (.)
São Paulo – Os moradores de Pinheiros são os que se sentem mais
satisfeitos com sua vida, em toda a
cidade de São Paulo. É o que mostra uma
pesquisa divulgada hoje pela Rede Nossa São Paulo e pela Fecomercio, e realizada pelo Ibope. O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) 2014 é um levantamento que mede o índice de bem-estar dos paulistanos a partir de 25 quesitos, como saúde, educação, trabalho, juventude, habitação e lazer. Segundo a pesquisa, a cidade de São Paulo tem um índice de bem-estar de 5,1 (a medição vai de 0 a 10). A nota subiu em relação à pesquisa de 2013, quando a capital paulista registrou 4,8. Pinheiros, a primeira colocada dentre as regiões, ficou com 6,1 – 1,2 a mais que na pesquisa anterior, quando a região marcou 4,9. A medição por região foi feita com base na divisão de subprefeituras, e algumas subprefeituras foram medidas juntas. Apesar de o primeiro lugar ter ficado com uma subprefeitura da zona oeste, é na zona leste que estão as outras duas regiões com melhor colocação: Penha e Itaim Paulista/ Cidade Tiradentes/ Guaianases. Nos dois casos, a nota também foi 6,1. Na outra ponta, as regiões com pior avaliação de seus moradores ficam principalmente na zona norte. O último lugar ficou com Freguesia do Ó/ Brasilândia, que registrou um índice de 4,7. Considerando todo o município, o quesito com melhor avaliação foi Relações Humanas, que atingiu 6,1, seguido por Religião e Espiritualidade (5,9) e Trabalho (5,8). Já os quesitos com pior avaliação na cidade foram Transparência e Participação Política (3,1), Segurança (3,8) e Desigualdade Social (3,8). Veja abaixo como ficou a nota da capital paulista nos 25 quesitos. Clicando nas fotos acima, você também poderá ver o ranking das regiões da cidade.
-
2. Pinheiros (zona oeste) - 6,1
zoom_out_map
2/20 (Paulisson Miura/ Flickr/ Creative Commons)
-
3. Penha (zona leste) - 6,1
zoom_out_map
3/20 (Gabriel de Andrade Fernandes / Flickr / Creative Commons)
-
4. Itaim Paulista, Cid.Tiradentes e Guaianases (zona leste) - 6,1
zoom_out_map
4/20 (Leimenide /Flick /Creative Commons)
-
5. Vila Prudente (zona leste) - 5,6
zoom_out_map
5/20 (Diego Torres Silvestre /Flickr /Creative Commons)
-
6. Jaçanã, Tremembé, Vila Maria e Vila Guilherme (zona norte) - 5,5
zoom_out_map
6/20 (Prefeitura de São Paulo)
-
7. Butantã e Lapa (zona oeste) - 5,4
zoom_out_map
7/20 (M.J. Ambriola Flickr Creative Commons)
-
8. Ermelino Matarazzo e Itaquera (zona leste) - 5,3
zoom_out_map
8/20 (Governo do Estado de SP)
-
9. Santana e Tucuruvi (zona norte) - 5,2
zoom_out_map
9/20 (Humberto do Lago Muller /Domínio Público)
-
10. Santo Amaro e Vila Mariana (zona sul) - 5,1
zoom_out_map
10/20 (Governo de SP)
-
11. Ipiranga e Jabaquara (zona sul) - 5
zoom_out_map
11/20 (Eric BC Lim /Flickr /Creative Commons)
-
12. São Mateus (zona leste) - 4,9
zoom_out_map
12/20 (Divilgação /Subprefeitura de São Mateus)
-
13. Aricanduva e Mooca (zona leste) - 4,9
zoom_out_map
13/20 (Gabriel de Andrade Fernandes /Flickr /Creative Commons)
-
14. Capela do Socorro e Cidade Ademar (zona sul) - 4,8
zoom_out_map
14/20 (Zé Carlos Barretta /Flickr /Creative Commons)
-
15. Pirituba e Jaraguá (zona norte) - 4,6
zoom_out_map
15/20 (Miltn Jung /Flickr /Creative Commons)
-
16. Casa Verde (zona norte) - 4,6
zoom_out_map
16/20 (Wikicommons)
-
17. Campo Limpo (zona sul) - 4,6
zoom_out_map
17/20 (Wikicommons)
-
18. Perus (zona norte) - 4,3
zoom_out_map
18/20 (Gabriel de Andrade Fernandes /Flickr /Creative Commons)
-
19. Freguesia do Ó e Brasilândia (zona norte) - 4,1
zoom_out_map
19/20 (Avelino Regicida /Creative Commons/Flickr)
-
20. Agora veja os melhores e os piores estados do país em condições de vida
zoom_out_map
20/20 (Flavio VodSkaMan/SXC)