Catena Zapata: referência na elaboração de vinhos com a uva Malbec. (Divulgação/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 2 de abril de 2025 às 06h01.
A vinícola argentina Catena Zapata foi eleita a marca de vinho mais admirada do mundo em 2025, segundo o ranking da Drinks International, revista especializada que acompanha o mercado de bebidas desde 1967. Esta é a primeira vez desde 2020 que a marca lidera a lista, após ter ficado em segundo lugar no ano passado. Entre as 10 mais admiradas, a vinícola chilena Concha Y Toro foi a outra representante da América do Sul. Nenhuma vinícola brasileira apareceu no ranking.
Na publicação, a revista descreveu a Catena Zapata como uma marca que alcançou uma distribuição global, mantendo, no entanto, sua independência e inovação, o que a torna um grande símbolo para a indústria vitivinícola.
A italiana Gaja, que subiu oito posições no ranking anterior, ficou em segundo lugar, além de receber o prêmio de Marca de Vinho Mais Admirada da Europa. A veterana La Rioja Alta, da Espanha, completou o pódio.
O ranking foi elaborado com base nos votos de cerca de 100 especialistas do setor, incluindo sommeliers, compradores, atacadistas e jornalistas. “A cada ano, o grupo da nossa Academia se torna mais forte, e acredito firmemente que ele representa a coleção mais confiável de especialistas independentes em vinhos do setor”, afirma o editor da Drinks International, Shay Waterworth.
A lista de 2025 apresentou duas novas marcas: Screaming Eagle, dos EUA, e Tyrrell's, da Austrália, que recebeu o prêmio de Highest New Entry. O prêmio de Highest Climber foi para Sassicaia, que voltou à lista após ter ficado de fora em 2024, ocupando a sétima posição.
As 10 marcas de vinho mais admiradas do mundo:
1- Catena, Argentina (subiu uma posição)
2- Gaja, Itália (subiu 8 posições)
3- La Rioja Alta, Espanha (subiu 8 posições)
4- Antinori, Itália (manteve a posição)
5- Familia Torres, Espanha (caiu 4 posições)
6- Penfolds, Austrália (caiu 3 posições)
7- Sassicaia, Itália (novidade)
8- Domaine de la Romanée-Conti, França (caiu 1 posição)
9- Vega Sicilia, Espanha (caiu 3 posições)
10- Concha Y Toro, Chile (subiu 4 posições)
O Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae 2022, da Catena Zapata, foi eleito o melhor vinho da América do Sul na edição deste ano do respeitado guia de vinhos Descorchados, recebendo a icônica nota 100 pontos. Este rótulo já havia sido premiado com a mesma pontuação na última edição, mas com a safra de 2021.
Elaborado na região de Mendoza, a cerca de 1.400 metros acima do nível do mar, ao norte do Vale do Gualtallary, o vinho chama a atenção não apenas pela sua qualidade, mas também pelo processo de produção. Ele não é envelhecido em barris de madeira, mas em tanques de concreto – uma técnica adotada pela primeira vez desde 2011. Esse processo retirou o aroma de madeira do vinho, mas conferiu-lhe uma explosão de aromas minerais e salinos. No Brasil, o rótulo chega importado pela Mistral.