Casual

As melhores atividades físicas para quem já passou dos 60

Algumas modalidades trazem benefícios que vão além de colocar apenas o corpo para se movimentar

 (Barryj13/Thinkstock)

(Barryj13/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 13 de abril de 2017 às 10h51.

São Paulo - Além de cuidar da alimentação e olhar a saúde com mais atenção, atividade física para quem já passou dos 60 anos é também muito importante para melhorar a qualidade de vida nessa fase da vida.

Mas qual o melhor tipo de exercício para fazer nessa idade? A verdade é que não há restrições, claro, desde que a atividade seja feita com autorização de um médico e supervisão de um profissional da área.

Algumas modalidades, no entanto, trazem benefícios que vão além de colocar apenas o corpo para se movimentar. Elas trabalham articulações, melhoram a flexibilidade, coordenação e dão mais disposição.

O EstudioPass, plataforma de assinatura mensal para acesso a diversos estúdios e academias do país, listou os benefícios de quatro modalidades esportivas para quem já passou dos 60 anos, confira a seguir:

Tênis

Essa modalidade ganhou destaque no Brasil quando o tenista Gustavo Kuerten conquistou a Copa Davis, em 1996, e há mais de 20 anos vem conquistando adeptos. Para quem já passou dos 60, o esporte é indicado pois trabalha muito a rotação corporal e coordenação motora, algo importante nessa faixa etária.

Pilates

Por se tratar de um exercício de baixo impacto, o pilates auxilia na flexibilidade e fortalecimento muscular, mobilidade das articulações, equilíbrio e coordenação motora, além de melhorar a capacidade respiratória.

Dança

Além de melhorar o humor, a dança ajuda a melhorar a parte cardiorrespiratória, coordenação e equilíbrio. Os tipos de dança que mais estão em alta são a Zumba e Dança de Salão e não há restrições para que pessoas com mais de 60 anos pratiquem tais modalidades.

Treinamento funcional

O treinamento funcional ajuda a melhorar a condição física corporal. Exercícios como agachamento, abdominal, prancha, flexão, elevação pélvica e stiff são ótimos exercícios para pessoas que estão na terceira idade, pois engloba flexibilidade, força e resistência corporal.

Acompanhe tudo sobre:Exercícios FísicosSaúdeTerceira idade

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado