Casual

Blatter e Platini são absolvidos em julgamento por corrupção na Suíça

Ex-presidentes da Fifa e da Uefa eram acusados de desvio de R$ 10 milhões

Ex presidente da Fifa, Joseph Blatter (Arnd Wiegmann/Reuters)

Ex presidente da Fifa, Joseph Blatter (Arnd Wiegmann/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de julho de 2022 às 12h32.

Última atualização em 8 de julho de 2022 às 12h42.

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ex-presidente da Uefa, Michel Platini, foram absolvidos nesta sexta-feira por uma corte da Suíça que os julgou por corrupção.

Em silêncio, os dois acusados, que se declararam inocentes, ouviram a leitura do veredicto do processo, pelo qual poderiam ter sido condenados a cinco anos de prisão.

O Tribunal Penal Federal de Bellinzona não seguiu as recomendações da Promotoria, que havia solicitado em junho pena de um ano e oito meses de prisão com suspensão condicional.

Em 2011, quando ocupavam esses cargos, Blatter fez um pagamento de 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 10 milhões hoje) para Platini, a título de "consultoria".

Na acusação, o Ministério Público da Suíça argumentou que essa transferência se deu "sem base legal" e que serviu para "enriquecer ilegalmente Platini" às custas da Fifa. Platini pode recuperar os 2 milhões de francos.

"Um tribunal neutro constatou que nenhum crime foi cometido neste caso. Meu cliente está completamente absolvido e aliviado por isso", disse Dominic Nellen, advogado de Michel Platini.

Na época, Platini era considerado o sucessor natural de Blatter, presidente da Fifa desde 1998. A publicação do caso em 2015 acabou com a carreira dos dois como dirigentes de futebol.

Blatter renunciou à presidência da Fifa e depois foi banido pelo Comitê de Ética da entidade. Platini também foi banido do futebol, mas sua pena foi reduzida pelo CAS — e termina neste ano.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoFifa

Mais de Casual

Azul cria novas categorias do programa de fidelidade; a mais alta é só para convidados

Passeio na Serra do Mar Paranaense disputa Oscar do turismo na categoria Trem de Luxo

15 mostras de arte que estreiam em São Paulo além da Bienal

Frida Kahlo e Diego Rivera inspiram coleção de relógios da Bvlgari; veja fotos