Casual

Branco, rosé ou espumante? os rótulos mais adequados para a primavera

No lugar de tintos encorpados, rótulos mais leves e frescos combinam perfeitamente com essa estação do ano; confira a seleção

Evino lança segunda marca própria de vinhos (MarkSwallow/Getty Images)

Evino lança segunda marca própria de vinhos (MarkSwallow/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 14h08.

Última atualização em 28 de outubro de 2020 às 14h32.

Engana-se quem pensa que apenas o outono e o inverno combinam com bons vinhos. Sabendo escolher os rótulos certos, toda estação é apropriada para abrir garrafas. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "primeiro verão". O período — que vai até 21 de dezembro no Hemisfério Sul — marcado por temperaturas mais amenas, como uma preparação para os dias de calor intenso do verão, é perfeito para degustar rótulos de bebidas mais leves, frutados e frescos. Quer entender a evolução da pandemia e o cenário de reabertura do país? Acesse a EXAME Research.

No lugar de vinhos tintos encorpados, a melhor pedida para a primavera são os brancos, rosés e espumantes. A baixa quantidade de tanino nestes tipos de vinho dá a sensação de frescor quando consumidos gelados, lembrando que a temperatura ideal gira em torno de 6 e 8 graus Celsius.

Para harmonizar, os vinhos brancos e espumantes combinam com comidas mais leves, como peixes. Já os rosés trazem o frescor do branco e o corpo do tinto, e vão bem com grelhados e queijos com geleia. Mas se você é do tipo não abre mão do vinho tinto mais tradicional, não se preocupe. Tintos mais leves e frescos também casam bem com a primavera. Confira algumas sugestões: 

Barefoot Moscato

(Barefoot Moscato/Reprodução)

O Barefoot Moscato é deliciosamente suave com aromas de frutas exuberantes. Tem toques de cítricos, de pêssegos suculentos e damascos maduros. Bastante refrescante, harmoniza muito bem com comida asiática condimentada e sobremesas leves, além de realçar o sabor de pratos elaborados com frutas e queijos. Bastante versátil, serve tanto como aperitivo quanto utilizá-lo para fazer um drinque incrível: o Falling for Moscato Puch (foto principal). Basta misturar em uma jarra, 350 ml de Barefoot Moscato, 180 ml de suco  de laranja, duas laranjas cortadas em rodelas e quatro morangos picados. Sirva em copos com gelo. 

Carmen Gran Reserva Carmenére

(Carmen Gran Reserva/Reprodução)

Para quem não abre mão do vinho tinto, mesmo em dias com temperaturas mais altas, a dica é saborear espetinhos de uvas recheadas com Gorgonzola e Brie acompanhados de uma taça deliciosa do Carmen Gran Reserva Carmenére Frida Kahlo. Além deste vinho ser maravilhoso, a garrafa desta edição especial de Carmen em homenagem à Frida Kahlo é incrível, pois remete a seus quadros que traz muitas flores e cores. Vai render ótimos cliques. A receita dos espetinhos não tem segredo, é superfácil: É só separar 100 g de uvas (podem ser vermelhas, verdes ou ambas), um queijo brie, um queijo gorgonzola e ir montando os espetinhos em palitos intercalando as uvas e os queijos.

Medalla Real Gran Reserva Chardonnay

(Medalla Real Gran Reserva/Reprodução)

O Medalla Real Gran Reserva Chardonnay é um vinho para quem aprecia um branco equilibrado. Intenso bouquet complexo, este vinho combina notas minerais, notas cítricas, de nectarina e flores. Na boca é um vinho refrescante, bem equilibrado, de bom peso, textura sedosa e profundo.

Sauvignon Blanc Vale de Casablanca

(Secret Reserve Sauvignon Blanc/Reprodução)

O frescor e a elegância do Sauvignon Blanc do Vale de Casablanca dão vida a este grandioso Secret Reserve Sauvignon Blanc de Santa Rita. Vinho de cor amarela brilhante com reflexos esverdeados. Seu intenso aroma é uma mistura de frutas cítricas e maracujá, com um fundo ligeiramente herbáceo típico da variedade. Em boca é concentrado, com uma agradável acidez que realça seu frescor, estrutura firme e grande persistência.

Rita Rosé & Sauvignon Blanc

(Santa Rita/Reprodução)

Vinho em lata? Sim! E é um caminho sem volta, pois tem a praticidade para armazenar e carregar, quantidade ideal para consumo (uma lata equivale a um terço de uma garrafa de vinho), facilita o consumo em qualquer ocasião, além de utilizar uma embalagem que possibilita a reciclagem. O Rita Rosé e o Rita Sauvignon Blanc são perfeitos para o clima brasileiro. Este é um vinho rosa pálido com toques delicados de framboesa e salmão. Apresenta notas de frutas vermelhas, como morangos e cerejas. O paladar destaca um sabor vibrante e fresco. É a combinação perfeita para acompanhar saladas, frutos do mar e peixe fresco, além de poder ser consumido como aperitivo. Já o Rita Sauvignon Blanc apresenta notas de pêssegos, frutas cítricas e abacaxi. Na boca é macio, suculento e muito fresco. Ideal para os dias mais quentes, para ser consumido como aperitivo ou acompanhando peixe, frutos do mar e saladas.

Acompanhe tudo sobre:Bebidasbebidas-alcoolicasCalorVinhos

Mais de Casual

Quanto custa viajar para as Ilhas Malvinas?

São Paulo volta a receber um torneio WTA de tênis feminino

Os 13 melhores restaurantes do Rio de Janeiro segundo ranking EXAME Casual 2025

Lady Gaga se hospeda em um dos melhores hotéis do Brasil; descubra o preço da diária