Casual

Brasil e Costa Rica se enfrentarão pela 3ª vez em Copa do Mundo

Brasil e Costa Rica estiveram no mesmo grupo na Copa de 1990 e de 2002, ambos os jogos foram vencidos pela seleção brasileira

Brasil e Costa Rica jogam nesta sexta (22) às 9h00 (Amin Mohammad Jamali/Divulgação)

Brasil e Costa Rica jogam nesta sexta (22) às 9h00 (Amin Mohammad Jamali/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 20 de junho de 2018 às 15h03.

São Petersburgo - As seleções de Brasil e Costa Rica se enfrentarão nesta sexta-feira, em São Petersburgo, pela segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo, em duelo que já tem história na competição, com duas partidas realizadas.

Brasileiros e costa-riquenhos, assim como na edição da Rússia, estiveram na mesma chave nas edições de 1990, disputada na Itália, em de 2002, que teve Coreia do Sul e Japão como sedes. Os dois encontros foram vencidos pelos agora pentacampeões mundiais.

Na primeira vez que as seleções se cruzaram, a equipe verde e amarela ainda corria atrás do tetra, enquanto os 'Ticos' faziam a primeira aparição em Mundiais. Ambos estrearam com vitória no grupo C, que também tinha Suécia e Escócia.

A partida aconteceu no mítico estádio Delle Alpi, em Turim. Para enfrentar os comandados pelo iugoslavo Bora Milutinovic, o Brasil começou com Taffarel, Mozer, Mauro Galvão e Ricardo Gomes; Jorginho, Dunga, Alemão, Valdo e Branco; Müller e Careca.

A vitória da seleção treinada por Sebastião Lazaroni aconteceu de maneira sofrida, graças a gol marcado aos 33 do primeiro tempo. Jorginho cobrou na lateral na área, Brenes ganhou de Mozer no alto, mas desviou em direção a Müller, que concluiu e marcou, em bola que ainda desviou no zagueiro Mauricio Montero antes de entrar.

O Brasil cairia nas oitavas de final daquela Copa, perdendo para a Argentina por 1 a 0. A Costa Rica surpreendeu, ficando com a segunda posição da chave, mas acabou a campanha também na etapa seguinte, ao cair diante da Tchecoslováquia por 4 a 1.

O reencontro aconteceu 12 anos depois, mas, na terceira rodada, com ambas as equipes chegando invicta, para a partida que aconteceu no estádio Suwon World Cup, na Coreia do Sul. Os comandados por Felipão vinha de vitória sobre turcos e chineses, enquanto os 'Ticos' bateram o representante asiático e empataram com a Turquia.

Os então tetracampeões foram escalados com Marcos; Lúcio, Anderson Polga e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Rivaldo e Júnior; Edílson e Ronaldo. Os costa-riquenhos, por sua vez, tinha o brasileiro naturalizado Alexandre Guimarães no comando, técnico que, 12 anos antes, havia estado em campo, como atacante.

O começo de jogo foi fulminante, com o Fenômeno balançando as redes aos 10 e aos 13 do primeiro tempo. Poucos minutos depois, Edmilson marcou o terceiro, instantes antes de Paulo Wanchope, astro daquela seleção 'tica', descontar.

O também atacante Ronald Gómez chegou fazer o segundo da Costa Rica, aos 11 do segundo tempo, mas, Rivaldo, aos 17, e Júnior, aos 19, fizeram mais dois gols para o Brasil, definindo o placar em 5 a 2, garantindo a liderança de mais um grupo C, com 100% de aproveitamento.

O revés por três gols de diferença, por sua vez, decretou a eliminação da seleção centro-americana, que ficou com saldo negativo de um, enquanto a Turquia, que no mesmo horário bateu a China por 3 a 0, foi a dois positivos.

Os brasileiros, depois do bom resultado, passaram pela Bélgica por 2 a 0, pela Inglaterra por 2 a 1, novamente pela Turquia, dessa vez por 1 a 0, até derrotar a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, em Yokohama, garantindo assim a conquista do penta.

Acompanhe tudo sobre:FutebolRússiaCosta RicaCopa do MundoSeleção Brasileira de FutebolBrasil

Mais de Casual

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Do casual a performance: 9 lançamentos de tênis em setembro

LVMH afirma que Giorgio Armani foi um 'exemplo de máxima elegância'

Os melhores bares do Brasil comandados por duplas de sucesso, segundo ranking EXAME Casual 2025