Casual

Brasil ganha destaque em leilões de arte latino-americana de NY

A arte brasileira teve um excepcional desempenho para artistas como Candido Portinari, Ernesto Neto, Camargo, Alfredo Volpi e Vik Muniz

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 21h22.

Nova York - A arte brasileira ganhou destaque nos leilões de obras de arte latino-americanas desta semana em Nova York, realizados pelas casas Christie's e Sotheby's.

A arte brasileira teve um "excepcional desempenho para artistas como Candido Portinari, Ernesto Neto, Camargo, Alfredo Volpi e Vik Muniz.

Entre os artistas que bateram recordes Portinari ganhou destaque especial, com 1,14 milhão de dólares pela tela "Navio Negreiro". Entre as principais obras leiloadas também ficaram a do argentino Emilio Pettoruti, "Concierto", vendida por quase 800 mil dólares e "Physichromie", do venezuelano Carlos Cruz Diez (722.500 dólares).

"A revolta dos contrários" do chileno Roberto Matta foi vendida na terça-feira à noite por 5 milhões de dólares, o dobro da estimativa inicial feita pela Christie's. O cubano Wilfredo Lam também superou a expectativa e sua obra "Ídolo" foi vendida por 4,56 milhões de dólares.

Contudo, o aumento dos valores totais dos leilões e os recordes não escondem o fracasso pela falta de comprador para uma das grandes estrelas dos leilões, "Menina em azul e branco (Retrato de Juanita Rosas aos dez anos de idade)", de Diego Rivera, estimada entre 4 e 6 milhões de dólares.

A Sotheby's tinha apresentado "Menina em azul e branco" como a pintura mais importante do mexicano posta à venda em décadas e esperava que batesse o recorde de 3 milhões de dólares de "Baile en Tehuantepec", leiloada em 1995 nessa mesma casa.

Em dois dias de leilão, a Christie's arrecadou um total de 27,73 milhões de dólares, acima de sua expectativa de 20 milhões. Já a Sotheby's, que encerrou seu leilão nesta quinta-feira, informou um total de vendas de 26,86 milhões de dólares, contra um total de vendas de aproximadamente 40 milhões de dólares no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisLeilões

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores