Casual

"Brasil transpira energia e otimismo", diz Javier Cercas

O literato espanhol foi um dos destaques da recém-concluída Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), considerada o principal festival das letras do país

Javier Cercas: o autor, que ofereceu um encontro com leitores em São Paulo, assegurou estar "agradecido" pela positiva recepção que teve no país (Miguel A. Monjas/ Wikimedia Commons)

Javier Cercas: o autor, que ofereceu um encontro com leitores em São Paulo, assegurou estar "agradecido" pela positiva recepção que teve no país (Miguel A. Monjas/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 17h02.

São Paulo - O escritor espanhol Javier Cercas afirmou nesta quarta-feira que é compreensível que a Europa imersa em uma "crise permanente" comece a enxergar melhor o Brasil, já que o país é um lugar que "transpira energia e otimismo".

Em declarações à Agência Efe, Cercas, que hoje concluiu sua primeira visita ao Brasil em São Paulo, se mostrou entusiasmado com a interação do público brasileiro com a literatura.

O literato espanhol foi um dos destaques da recém-concluída Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), considerada o principal festival das letras do país.

O escritor qualificou como "extraordinário" o ambiente do festival e, ao redor de "curiosos leitores", afirmou que algo assim seria "inimaginável na Europa".

Cercas também fez questão de declarar que ficou "impressionado com o país", que, em sua opinião, "transpira energia e otimismo". "Agora entendo porque a Europa está olhando o Brasil", completou Cercas.

O autor, que ofereceu um encontro com leitores em São Paulo, assegurou estar "agradecido" pela positiva recepção que teve no país, onde sua editora brasileira prevê a publicação de todos os seus livros.

Ganhador do Prêmio Nacional de Narrativa da Espanha por "Anatomia de um Instante", um olhar literário e histórico de uma fracassada tentativa de golpe de Estado na Espanha (em 23 de fevereiro de 1981), Cercas tornou-se reconhecido no universo literário internacional com seu livro "Soldados de Salamina".

Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade de Barcelona, Carca já recebeu inúmeros prêmios e teve sua obra traduzida em mais de 20 idiomas. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEscritoresEuropa

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado