Casual

Brasileiro vira herói do futebol australiano

Conheça Harry e o futebol australiano: o craque carioca de um esporte desconhecido

Harry O’Brien é um dos principais jogadores do Collingwood, time de Melbourne, onde atua desde 2005 (Mark Dadswell/Getty Images)

Harry O’Brien é um dos principais jogadores do Collingwood, time de Melbourne, onde atua desde 2005 (Mark Dadswell/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2012 às 12h53.

São Paulo - O que tem a ver um futebol jogado com as mãos, um brasileiro que defende a variedade étnica e o Dalai Lama? Difícil fazer a conexão. Menos na Austrália. É lá que se joga o futebol australiano, um esporte popular no país, com regras próprias que parecem uma mistura entre o rúgbi e o próprio futebol.

Acontece que tem brasileiro se dando bem nesse esporte. O nome dele é Harry O’Brien e ele é um dos principais jogadores do Collingwood, time de Melbourne, onde atua desde 2005. Harry, cujo nome original é Haritier, nasceu no Rio de Janeiro e, com três anos, mudou-se com a mãe para a Austrália.

Por ser negro, o que não é muito comum no país, por ter se tornado um ídolo do futebol australiano e também por desenvolver trabalhos comunitários de caráter social, Harry foi convidado pela primeira ministra Julia Gillard a ser um dos embaixadores do programa multicultural do governo australiano. Dessa forma, Harry teve que recepcionar a visita do Dalai Lama aos australianos.

As regras do futebol australiano

Num grande campo oval, com mais de 135 metros de comprimento e até 155m de largura, se alinham times com 18 jogadores cada. Eles têm que conduzir a bola com as mãos e quicá-la no chão a cada 15 metros. Podem passar a bola com um chute ou um soco. E o objetivo é acertar entre as traves: nas zonas laterais, vale um ponto e, na central, seis pontos.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolSetor de esportes

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores