Casual

Caderno de Da Vinci sobre o voo viaja para Washington

Caderno contem observações do mestre renascentista sobre como os humanos poderiam copiar o voo dos pássaros

Rascunhos de Leonardo da Vinci descreve o uso de aparelhos de voo para compreender melhor a aerodinámica (Smithsonian Libraries, from the original at the Biblioteca Reale, Turin, Italy/Divulgação via Reuters)

Rascunhos de Leonardo da Vinci descreve o uso de aparelhos de voo para compreender melhor a aerodinámica (Smithsonian Libraries, from the original at the Biblioteca Reale, Turin, Italy/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2013 às 21h04.

Washington - Mais de cinco séculos depois de Leonardo da Vinci ter rabiscado em um surrado caderninho suas observações sobre como os humanos poderiam copiar o voo dos pássaros, esse material do mestre renascentista chega ao Museu Nacional Aeroespacial Smithsonian, em Washington.

A partir de sexta-feira, e durante seis semanas, o "Códex sobre o Voo das Aves" ficará exposto num canto do vasto museu, a poucos passos do histórico avião Flyer, fabricado em 1903 pelos irmãos Wright.

O códex de 18 páginas foi criado por Da Vinci entre 1505 e 1506, época em que ele também pintou a "Mona Lisa". Os esboços contêm os fundamentos da aeronáutica, deduzidos a partir da observação de milhafres.

O caderno está na idiossincrática escrita espelhada que Da Vinci usava, e inclui desenhos de articulações em asas de aves, além de ideias sobre decolagem e arrasto, fluxo do ar e gravidade.

"Quando a ave bate as asas e espera para ganhar altura, ela ergue os ombros e bate as pontas das asas na sua própria direção, assim condensando o ar que fica entre as pontas das asas e o seu peito. Isso faz a ave subir", escreveu o polímata num trecho.

A obra foi emprestada ao museu norte-americano pela Biblioteca Real de Turim, na Itália.

Acompanhe tudo sobre:ArteHistóriaMuseus

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH