Casual

Canadá desbanca França com melhor camembert do mundo

O L’Extra, da Agropur, feito em Saint-Hyacinthe, no Quebec, foi eleito melhor queijo camembert do mundo

 (poplasen/Thinkstock)

(poplasen/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 20 de março de 2018 às 12h02.

Última atualização em 20 de março de 2018 às 12h05.

São Paulo – A cada dois anos, o World Cheese Championship elege os melhores queijos do mundo em diversas categorias. Neste ano, para surpresa de muitos, o melhor camembert eleito não é produzido na França e sim no Canadá.

O estreante na competição L'Extra, da Agropur, feito em Saint-Hyacinthe, no Quebec, foi escolhido o melhor camembert do mundo e desbancou o aclamado Isigny Sainte-Mère, da Normandia, que ficou com a 12ª posição no ranking deste ano.

O camembert é uma espécie de queijo cremoso originário da região da Normandia, no noroeste da França. O resultado da competição não agradou a todos e gerou certo desconforto entre a imprensa francesa e canadense.

Segundo os jornais franceses, a classificação só pode ser reflexo de uma crise que os produtores de queijo da Normandia enfrentam há quase uma década. Perder, no entanto, para um queijo novato canadense é inoportuno e ofensivo.

Já para os canadenses, independente do mau momento vivido pelos fabricantes franceses, destroná-los é sempre uma grande satisfação.

Para alívio e honra dos franceses, na classificação geral, o queijo de cabra Esquirrou, produzido na região de Pirenéus Atlânticos, foi eleito o melhor do mundo.

Neste ano, mais de 3.400 queijos de 26 diferentes países participaram do World Cheese Championship. A competição aconteceu em Madison, no estado americano de Wisconsin no início deste mês.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidaQueijosRankings

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão