Casual

Catarina Aviation Show dobra de tamanho com o crescimento da aviação executiva no Brasil

No total, a frota de aeronaves executivas no Brasil chegou a 10.632, em comparação com 9,8 mil em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral

Catarina Aviation Show: edição do ano passado tinham 60 marcas, neste ano são 70. (Divulgação/Divulgação)

Catarina Aviation Show: edição do ano passado tinham 60 marcas, neste ano são 70. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 4 de junho de 2025 às 14h50.

Última atualização em 4 de junho de 2025 às 15h18.

Tudo sobreLuxo
Saiba mais

O mercado de aviação no Brasil cresceu 5,75% em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). Esse crescimento significa que o setor teve desempenho superior ao do país, que teve um aumento de 3,4% no produto interno bruto (PIB) no ano passado. No total, a frota de aeronaves chegou a 10.632, em comparação com 9,8 mil em 2023. Ao analisar os números por segmento, os aumentos foram de 17% para turboélices, 15% para jatos, 8% para helicópteros a turbina, 2% para aviões a pistão e 1% para helicópteros a pistão.

Refletindo esse crescimento do setor está o Catarina Aviation Show, realizado pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil e apresentado pelo Bradesco Global Private Bank. O evento chega à sua quarta edição e ocorrerá de quinta-feira, 5, até sábado, 7, em um formato exclusivo, aberto apenas para convidados.

O evento dobrou de tamanho, passando de 8.000 m² para cerca de 17.000 m², dentro do Aeroporto São Paulo Catarina, localizado em São Roque, a aproximadamente 1 hora de São Paulo, e pertencente ao grupo de luxo JHSF.

“Nosso objetivo é oferecer uma experiência única aos convidados e destacar a importância estratégica do mercado brasileiro de aviação executiva. O Catarina Aviation Show se fortalece a cada edição, atraindo marcas inéditas e globais, consolidando o evento como um dos mais importantes e prestigiados do setor”, afirma Vinnicius Vieira, diretor do evento.

Além do aumento no tamanho, o número de marcas também cresceu. No ano passado, o evento contou com 60 marcas, e neste ano, serão 70. Entre as já confirmadas estão empresas como Airbus Corporate Jets, Boeing Business Jets, Bombardier, Embraer e Gulfstream. O encontro também contará com a presença de grandes embarcações e marcas de automóveis como Lexus, Aston Martin, Ferrari, McLaren e Rolls-Royce.

Entre as estreias, destaca-se a Dassault Falcon Jet, uma das mais renomadas fabricantes globais de jatos executivos e militares, e a TAM Aviação Executiva, especializada em produtos e serviços para aeronaves executivas. Veja abaixo o que algumas marcas levarão para o evento.

Revo

A Revo, plataforma de mobilidade por helicóptero, terá um estande exclusivo no evento para receber parceiros e convidados, projetado pelo renomado arquiteto Sig Bergamin e por Murilo Lomas, também arquiteto e designer de interiores. O estande contará com a presença de personalidades como os empresários Fabi Saad, Álvaro Garnero e Carol Bassi. Outro destaque será um teaser de obras que irão compor um livro de arte, o primeiro do gênero desenvolvido pela Revo. Detalhes da iniciativa serão revelados em primeira mão durante o Catarina Aviation Show, no qual os participantes poderão conhecer alguns dos projetos que estarão em exposição no espaço.

Lexus

A Lexus exibirá ao público três modelos, com destaque para o RX 450h+, que conta com um conjunto híbrido plug-in de 308 cv de potência, reunindo design, tecnologia e uma experiência de dirigir prazerosa. Os visitantes do evento também poderão conhecer o RX 500h F-Sport, que alia esportividade e luxo, e o NX 450h+, um SUV híbrido plug-in, o mais recente lançamento da marca no país. A montadora japonesa oferecerá ainda uma experiência de test-drive.

Dassault

Em sua estreia no evento, a Dassault apresenta duas de suas aeronaves mais importantes: o Falcon 8X e o Falcon 2000LXS, com alcance de 4.000 milhas náuticas (7.408 km). O Falcon 8X, com preço de US$ 67 milhões (aproximadamente R$ 377 milhões), tem capacidade para até 16 passageiros e é muito desejado por sua autonomia de 11.945 quilômetros — distância suficiente para um voo direto de São Paulo a Paris, sem escalas.

Bombardier

A Bombardier anunciou que seu jato recordista, o Global 7500, e o líder de vendas, o Challenger 3500, estarão em exibição no Catarina Aviation Show. Com mais de 200 unidades em operação e mais de 250 mil horas de voo registradas, o Global 7500 é considerado um escritório ou lar nas alturas. Recordista em velocidade, o jato é altamente requisitado para viagens de longa distância a partir de São Paulo para destinos estratégicos como Dubai, Londres, Tel Aviv, Nova York e Genebra.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoJatos executivosLuxo

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos